"Avenida Brasil", licenciada para 130 países, é a mais exportada da Globo
Do UOL, em São Paulo
"Avenida Brasil" acabou há dois anos, mas a história da megera madrasta que abandona a enteada em um lixão continua faturando alto para a TV Globo. Com licenciamento para 130 países - incluindo todos da América Latina - a novela é a mais exportada do canal. Negociada para países como Estados Unidos, Armênia, Suécia e Guatemala, a trama de Carminha, Nina e Tufão ganhou dublagens em 19 idiomas.
Em alguns locais, a novela fez tanto sucesso que elevou os números de audiência das emissoras que a apresentaram. Um dos casos mais recentes foi a boa aceitação do público na Argentina, onde o último capítulo foi exibido na noite de segunda-feira (7) na tradicional casa de eventos Luna Park, em Buenos Aires, com direito a tapete vermelho para os atores Murilo Benício, Cauã Reymond, Débora Falabella, Marcos Caruso e Vera Holtz.
Os hermanos se identificaram tanto com o suspense eletrizante escrito por João Emanuel Carneiro que a emissora Telefe, que antes transmitia a novela no período da tarde, passou a levá-la ao ar no horário nobre.
No México, onde foi exibida pela TV Azteca, a novela aumentou em 62% a audiência em sua estreia e no Equador ganhou a liderança absoluta do horário no primetime da Ecuavisa. Na Colômbia, ficou entre os 5 programas mais vistos da RCN e no Uruguai, se tornou o mais assistido da Teledoce.
Logo atrás de "Avenida Brasil", as novelas "Caminho das Índias", de Glória Perez, e "Da Cor do Pecado" – esta também escrita por João Emanuel – aparecem, respectivamente, como as produções globais mais bem-sucedidas mundo afora. Ambas romperam o licenciamento para mais de 100 países, sendo que a segunda colocada, ganhou o prêmio Emmy Internacional de 2009 como melhor telenovela, foi negociada para toda a América Latina e chegou a outros países como Coreia do Sul, Nicarágua e Cabo Verde.
Veja chamadas de "Avenida Brasil" em alguns países:
Grécia
Argentina
Uruguai
Portugal
Caruso diz que foi "emocionante" acompanhar final de "Avenida" na Argentina
Autor de "Avenida Brasil" adianta detalhes de sua novela para 2015
Após "Avenida Brasil", Débora diz que nunca tinha ficado tanto tempo parada
Adriana Esteves diz que já foi reconhecida por Carminha no exterior