Avenida Brasil

"Avenida Brasil", licenciada para 130 países, é a mais exportada da Globo

Do UOL, em São Paulo

"Avenida Brasil" acabou há dois anos, mas a história da megera madrasta que abandona a enteada em um lixão continua faturando alto para a TV Globo. Com licenciamento para 130 países - incluindo todos da América Latina - a novela é a mais exportada do canal. Negociada para países como Estados Unidos, Armênia, Suécia e Guatemala, a trama de Carminha, Nina e Tufão ganhou dublagens em 19 idiomas.

Em alguns locais, a novela fez tanto sucesso que elevou os números de audiência das emissoras que a apresentaram. Um dos casos mais recentes foi a boa aceitação do público na Argentina, onde o último capítulo foi exibido na noite de segunda-feira (7) na tradicional casa de eventos Luna Park, em Buenos Aires, com direito a tapete vermelho para os atores Murilo Benício, Cauã Reymond, Débora Falabella, Marcos Caruso e Vera Holtz.

Os hermanos se identificaram tanto com o suspense eletrizante escrito por João Emanuel Carneiro que a emissora Telefe, que antes transmitia a novela no período da tarde, passou a levá-la ao ar no horário nobre.

No México, onde foi exibida pela TV Azteca, a novela aumentou em 62% a audiência em sua estreia e no Equador ganhou a liderança absoluta do horário no primetime da Ecuavisa. Na Colômbia, ficou entre os 5 programas mais vistos da RCN e no Uruguai, se tornou o mais assistido da Teledoce.

Logo atrás de "Avenida Brasil", as novelas "Caminho das Índias", de Glória Perez, e "Da Cor do Pecado" – esta também escrita por João Emanuel – aparecem, respectivamente, como as produções globais mais bem-sucedidas mundo afora. Ambas romperam o licenciamento para mais de 100 países, sendo que a segunda colocada, ganhou o prêmio Emmy Internacional de 2009 como melhor telenovela, foi negociada para toda a América Latina e chegou a outros países como Coreia do Sul, Nicarágua e Cabo Verde.

Veja chamadas de "Avenida Brasil" em alguns países:

Grécia

Argentina

Uruguai

Portugal

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos