Torcida Clanessa elege Vanessa para ser a campeã do "BBB14"

Felipe Pinheiro e Ana Cora Lima

Do UOL, em São Paulo e no Rio

Clara e Vanessa, ao lado de Angela, estão na final do "BBB14", que acontece na próxima terça-feira (1º) à noite.  Embora festejada, a chegada de Clara e Vanessa à final fez com que a torcida do casal, conhecida como "Clanessa", direcionasse o apelo dos votos a apenas uma das participantes, a fim de evitar que Angela se beneficie do "racha" natural entre os fãs. Assim, decidiu-se que os votos ficariam concentrados em Vanessa.

"Achamos que a Vanessa tem mais chances de ganhar e, para não perder votos, estamos apoiando ela na final. Ficamos decidindo isso a semana inteira, conversando com os fãs no Twitter. Já estávamos conversando sobre isso há algum tempo, que queríamos ver Clanessa na final, e se isso acontecesse focaríamos a votação na Vanessa", contou Thais Ribeiro, amiga de Vanessa, sobre a decisão da torcida. De acordo com ela, pesa a favor de Vanessa o fato dela ser defensora dos animais – o que seria um diferencial em relação à Clara.

Juliana Cavalcanti, membro da Clanessa, explicou que foi realizada uma votação para a escolha de Vanessa, mas disse esperar por uma boa reação de Clara na apuração dos votos. "O Portal_Clanessa (no Twitter) decidiu em Vanessa campeã por votação da maioria, mas Clara tem condições iguais de ganhar esse BBB! Então os votos foram divididos em Mafia_Clarinha e o Portal_Clanessa", explicou. "Espero que seja suficiente para o primeiro e segundo lugar, sem desmerecer a torcida da Angela, que também está a todo vapor. Ganhará a torcida que mais se empenhar", completou.

A reportagem do UOL entrou em contato com amigas de Clara, que mostraram decepção com alguns membros da torcida Clanessa nesta reta final do jogo.

"Acredito que cada um pode escolher o que acha certo ou errado, mas apenas hoje, ao meu ver, percebo que a torcida da Clara foi 'usada' para levantar votos para Clanessa", afirmou Stefanie Chasseraux. "Nós que torcemos pela Clara não estamos falando nada de ruim da Vanessa, acho antiético. Já a outra torcida não está jogando limpo assim. Isso é triste!", declarou.

Mayra Dias Gomes, que era responsável pelo Twitter de Clara até o marido da stripper trocar a senha da página, confessou surpresa com uma parcela da torcida. "Sabíamos que o momento de escolher chegaria, mas ficamos surpresas ao perceber que muitos que se diziam Clanessa se viraram contra a Clara. Deixamos claro que nunca falaríamos mal de Vanessa para favorecer Clara, mas um dos maiores fã clubes fez o contrário e detonou Clara", disse, ainda confiante de que Clara pode vencer o programa. "Muitas pessoas se orgulham da história dela e de todos os preconceitos que ela venceu", afirmou a escritora.

Apesar da decepção, Mayra garantiu que não se arrepende por ter se engajado em favor tanto de Clara quanto de Vanessa em quase três meses de programa. "Confesso que não tinha a menor noção de que seria tão difícil e estressante. Fui bastante ingênua ao me envolver, mas não me arrependo porque fiz pela minha amizade com a Clara e acredito que o universo nos recompensa quando fazemos algo pelo simples bem de outra pessoa", refletiu.

A filha do dramaturgo Dias Gomes assumiu que, em virtude da divisão dos votos, tem receio de que Angela se beneficie. "Esse é o nosso medo", afirmou.  A irmã da advogada, Monique Munhoz, reconhece a força das Clanessas, mas mantém a esperança nos chamados "angels", como se denominam os seguidores de Angela.

"Elas (Clara e Vanessa) são muito fortes, sim, mas não deixamos de estar confiantes. Os 'angels' são muito unidos, dedicados, votam demais e com certeza vão fazer toda diferença nessa reta final. Acreditamos muito em nossa torcida!", vibrou Monique.

Esquema para eliminar Marcelo

Depois de contribuir para salvar Clara e Vanessa em seis paredões, as torcidas se uniram para o maior desafio: eliminar Marcelo, cujo favoritismo era mencionado até mesmo na casa, em berlinda contra Vanessa na noite de domingo (30).

Nathane Furtado, dona da página Vanessa Mesquita BBB14 no Twitter, falou à reportagem que foi organizado um esquema de votação para eliminar o curitibano. "Cada fã tinha que votar de 500 a 1.000 votos em seis horas. Foi um esquema de 24 horas parando o menor tempo possível. Fiquei impressionada com a determinação das meninas", explicou. A conta na rede social possui mais de 10  mil seguidores.

A página Máfia Clanessa, por sua vez,  contabilizou 309.160 mil votos para eliminação do brother. "Quase enfartei", disse Claudi Ferreira, detentor da página, ao saber do resultado final. Marcelo deixou a casa no último paredão do "BBB14" com 55% dos votos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos