Fãs explicam permanência de Vanessa contra previsões de enquetes e búzios

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Os búzios, as cartas e as pesquisas de vários sites especializados no reality show erraram feio no sétimo paredão do "BBB14". A saída da sister Vanessa era dada como certa no paredão triplo (Marcelo foi um mero coadjuvante na disputa),  mas quem saiu foi a miss Divinópolis Amanda com 65% dos votos, a maior  porcentagem até agora da edição. 

E não foi a primeira vez que a modelo, vegetariana e defensora de animais, ganhou bonito. Na quarta eliminação (novamente Marcelo só compôs o trio), ela também disputou a preferência do público em um duelo com Princy. A corretora de imóveis deixou a casa com 64% dos votos. Vale a pena que lembrar que a produção do "BBB" não divulga os números dos outros participantes dos paredões, mas já deu para sentir que Vanessa tem força. Afinal, o que a modelo tem de tão especial?
 
  • Reproduçao/Globo

    Amanda deixa a casa e é a setima eliminada do "BBB14"

"Vanessa é doce, tem a cabeça aberta, livre e é bastante preocupada em ajudar ao próximo. Ama os animais e quer o prêmio do 'BBB' para montar uma veterinária gratuita. Ela tem o coração puro, se mais pessoas tivessem a pureza de seu coração, nosso mundo seria melhor", disse Nathane Furtado, presidente de um dos fã-clubes e dona da fan page oficial no Facebook, que tem 7.379 curtidores.
 
Presidente do fã-clube Clanessa (422 seguidores), Aline Costa também considera Vanessa é uma pessoa especial, mas ele tem outra explicação do sucesso dela e, especialmente, a torcida pelo casal que a modelo formou na casa com a sister Clara. "Elas têm tudo de especial. São alegres, verdadeiras  e fazem o que querem sem querer saber dos que os outros vão pensar. Elas levam a vida delas sem se importar com fofocas. Vanessa e Clara merecem estar na final",  explicou Aline, que ainda confirmou o mutirão dos fãs para permanência da sister.
 
"Fizemos o mutirão por SMS, internet, ligação.  Votamos muito e os votos que contam são da página do 'BBB14' e não em quaisquer outras enquetes. É isso que nos vamos deixar claro".
 
Aluno da mãe da Vanessa (Solange Mesquita, professora da matemática), Claudio Ferrari é presidente do fã-clube Máfia Clanessa, que tem 731 seguidores, e contou que seu grupo foi responsável por 60 mil votos só na terça-feira (4) em Amanda. Ele contou ainda outros números do mutirão que mobilizou todos os fãs-clubes das duas sisters no Brasil.
 
"No primeiro dia de votação, foram só 5 mil votos do meu fã-clube e acredito que essa foi a média também dos outros. A gente vê quem é o opositor principal e canaliza todos os votos no dia seguinte, no dia D da eliminação. São 95%  via internet, porque não tem custo. Por SMS é mais caro, mesmo assim votamos também. Segundo o Portal Clanessa que é o fã-clube oficial dos mutirões nesse paredão, foram 2 milhões e 156 mil votos no total que conseguimos nos dois dias. Em cada 1 minuto, cada pessoa consegue 10 votos e a gente cobra isso dos fãs", explicou.
 
Búzios e cartas ciganas
Não eram apenas as enquetes de intenção de voto que previam a saída de Vanessa. Beth Strauss, vidente e cartomante, tinha eliminação da sister como certa. Ela viu nas cartas ciganas que a modelo seria a bola da vez no sétimo paredão. "Nesses realities shows, futebol e política não se tem como prever e acertar sempre, porque volta e meia acontece um arranjo. No caso do 'BBB', o público pode não gostar de algumas atitudes de um determinado brother, mas se ele sobressai e dá audiência, ele fica".
 
"O papel do jogo de búzios não é decidir o resultado de um reality show, de um jogo de futebol ou a vitória de uma escola de samba. O que se pode delinear são as vibrações de uma pessoa e não apontar um vencedor ou um eliminado. No caso desse paredão, as vibrações da Amanda estavam melhores que da Vanessa e ela tinha grandes chances de ficar na casa. Agora o resultado final é sempre uma surpresa, né?", explicou o babalorixá Pai Paulo de Oxalá.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos