Para tarólogo, cartomante não conseguiria prever seu futuro no "BBB14"

Bruna Nastas

Do UOL, em São Paulo

Antes mesmo do início do "BBB14" o cartomante João Almeida, de 31 anos, promete ser um dos participantes mais polêmicos. Apresentado pela produção do programa como cartomante, ele se define nas redes sociais como babalawo (sacerdote na cultura afro), bruxo, feiticeiro e mago solitário, e já afirmou que pretende manipular os outros confinados para ficarem a seu favor.

Porém, mesmo que seja uma pessoa sensitiva ou que tenha a capacidade de saber sobre eventos futuros para outras pessoas por meio das cartas, o brother dificilmente conseguiria prever sua trajetória na casa, de acordo com outros profissionais da área ouvidos pelo UOL

Segundo a psicoterapeuta que se dedica ao estudo do esoterismo e cartomancia Sonia Boechat Salema, de 58 anos, as práticas divinatórias ajudam a pessoa a desenvolver habilidade de diversas naturezas. "Saber ouvir, ser atento ao psiquismo e símbolos, ter foco, aprender a ouvir a razão e a intuição simultaneamente. Essas habilidades acabam despertando a sensibilidade em muitos cartomantes", analisa.

O tarólogo Jaime E. Cannes, de 45 anos, explica que o trabalho de um cartomante envolve diferentes tipos de baralhos – de cartas comuns até o baralho de tarô. "O uso das cartas serve para fins de divinação, como saber sobre os eventos futuros e a melhor ação diante deles, para o trabalho de autoconhecimento, reconhecimento de padrões internos de comportamento, atuações dentro das vivências práticas e o modo como podemos libertar de tais padrões", detalha o profissional.

Apesar da sensibilidade, Jaime acredita que não há como João Almeida tirar vantagem no programa apenas por ser um cartomante. "Mesmo que ele estivesse com o seu baralho de cartas, a ansiedade, medo e carência que o ritmo desse tipo de programa imprime sobre os participantes é tanta que dificilmente ele conseguiria ler as cartas para si sem expectativas", diz.

Para Sonia, ter um participante cartomante dentro de um programa como o "BBB" pode ajudar a divulgar a prática: "Torço para que essa divulgação seja positiva, pois dependendo da conduta do participante, pode não ser. Faço parte de um grupo de profissionais que se empenha pela ética e respeita o trabalho que realizamos. Espero que torne visível a melhor parte do nosso ofício".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos