Britto Jr. diz que "A Fazenda" tem "mensagem muito mais interessante" que o "BBB"

Natália Guaratto

Do UOL, em São Paulo

  • Antonio Chahestian/Record

    O apresentador Britto Jr. posa para fotos na sede de "A Fazenda 5", em Itú, São Paulo (22/5/12)

    O apresentador Britto Jr. posa para fotos na sede de "A Fazenda 5", em Itú, São Paulo (22/5/12)

Na próxima terça-feira (29), após um recesso de 7 meses, Britto Jr. voltará à TV diariamente no comando da quinta edição de "A Fazenda", da Record.

Em entrevista ao UOL, o jornalista de 48 anos, nascido Hilton Antonio Mendonça Britto Júnior,  em Caxias do Sul (RS), afirma que apresentar a primeira edição de "A Fazenda", em 2009, "foi um choque cultural", mas avalia que seu desempenho "está melhorando a cada temporada".

Britto Jr. também fala sobre a comparação que costuma ser feita ente  "A Fazenda" e o "Big Brother Brasil", reality show de confinamento da Globo. Apesar de achar que os "programas são diferentes", o apresentador diz que a atração que comanda tem "uma mensagem muito mais interessante".

"Para ser sincero, eu não assisto o programa deles. Nunca tive interesse. Acho que o nosso tem mais ação, tem mais coisa acontecendo, tem um sentido, que é cuidar de uma fazenda, dos animais", afirma Britto.

Sobre a comparação com Pedro Bial, ele diz:  "Não existe isso, não vou ficar copiando ninguém. Eu nem uso como referência. Não pode existir uma comparação com o Bial, porque ele tem uma história, um jeito de ser e eu tenho outro".

Participantes
Apesar de revelar pouco sobre os 16 participantes escolhidos para a quinta edição de "A Fazenda", Britto diz que se surpreendeu positivamente com o elenco. Sobre possíveis romances entre os concorrentes ao prêmio de R$ 2 milhões, ele afirma que este ano "espera que renda mais".

Faria outra coisa, mas em paralelo. Gosto muito de "A Fazenda". Não gostaria de ter que sair para apresentar outra coisa.

Britto Jr., apresentador de "A Fazenda", sobre a possibilidade de comandar outro programa.

O apresentador também conta que é impossível prever qualquer comportamento ou aprovação do público só por olhar a lista de participantes. "Tem alguns que a gente cria expectativa. Quando eu olhei o nome do Sérgio Mallandro (participante de "A Fazenda 3"), achei que ele ficaria no programa, uma figura, nunca fica bravo, nunca fica irritado, e ele saiu logo", diz.

Quanto ao possível vencedor do programa, Britto afirma que quer ser surpreendido, como aconteceu nas quatro primeiras edições de "A Fazenda". "Ficou provado que aqui não tem o bem e o mal. Não tem muita lógica (o modo como o público escolhe o ganhador). O Dado (Dolabellla) era um cara super polêmico e ganhou. Depois foi a Karina Bacchi, que era aquele doce. Depois ganhou o Daniel (Bueno), praticamente um desconhecido. E agora a Joana (Machado), de personalidade forte,  que se diz barraqueira", lembra.

Semi confinamento
A cada edição de "A Fazenda", Britto Jr. costuma se mudar por três meses, sem a famíla, para Itú, cidade do interior de São Paulo, onde fica o local em que os participantes são confinados.  Ele chama a imersão de "semi confinamento" e diz que é necessário para se manter envolvido com o programa. "É um desafio também (ficar longe da família). Meu filho chora, já chorou, e faz só dez dias que eu estou aqui", conta.

Para Britto, o descanso depois do programa é tão importante quanto o mergulho enquanto a atração está no ar. "Não existem muitos realities shows que você fica meses fora do vídeo. Quando você volta o desgaste é muito grande e depois você precisa descansar". Apesar da intensidade do trabalho, o apresentador diz que não pretende deixar o comando de "A Fazenda" tão cedo. A atração tem contrato para ir ao ar por pelo menos mais três temporadas. "Já me acostumei com isso, gosto e sinto falta", afirma.

Outros projetos
Questionado sobre a possibildiade de apresentar outro programa, Britto afirma que gostaria e que, inclusive, já apresentou novos projetos para a Record. "Já propus coisas novas, mas preciso respeitar a necessidade da emissora", disse ele. "Eu faria outras coisas, mas em paralelo. Eu gosto muito de "A Fazenda". Não gostaria de ter que sair  para apresentar outra coisa, seja o que for", completa.

UOL Cursos Online

Todos os cursos