"A Regra do Jogo" tem personagens dúbios e favela de "ficção científica"
Giselle de Almeida*
Do UOL, no Rio
Não é de hoje que João Emanuel Carneiro gosta de embaralhar bem e mal em seus personagens. Quem não se lembra da brincadeira de quem é vilã e quem é mocinha em "A Favorita"? Ou da protagonista com sede de vingança e, portanto, autora de atitudes questionáveis, em "Avenida Brasil"? Em "A Regra do Jogo", que estreia nesta segunda-feira (31) na faixa das 21h, o escritor potencializa esse olhar que enxerga áreas cinzentas onde os folhetins costumam segregar entre branco e preto. A figura dúbia de Romero Rômulo, o ex-vereador e fundador de uma ONG vivido por Alexandre Nero, caminha na mesma corda bamba que define muitos outros perfis da história.
"A história fala sobre até que ponto você pode ser absolvido ou julgado como culpado, o limite entre certo e errado. E isso acontece com vários personagens", filosofa o escritor, que já escreveu 60 dos 167 capítulos previstos para a trama, que tem ainda Giovanna Antonelli como uma estelionatária inescrupulosa.
No meio de tanta gente de caráter duvidoso, Cauã Reymond diz que seu maior estímulo é construir um herói que conquiste o público: nas suas mãos está a criação do lutador de MMA Juliano, que alega ter sido preso por um crime que não cometeu. "É aquele personagem que realmente tem um caráter, tem honra e eu tenho muito prazer em fazer porque hoje em dia está todo mundo apaixonado pelo vilão. Eu coloquei isso como um desafio mesmo, tentar fazer um mocinho forte como o João falou. Juliano é um justiceiro do bem", conta.
Representante do núcleo cômico do folhetim, Marcos Caruso, que interpreta o playboy decadente Feliciano, diz que ainda está descobrindo características de seu personagem. "Recebi 24 capítulos e não sei onde está o lado mau ou bom. A vida não é assim, um dia você acorda bem, outro dia acorda mal, tem um dia de fúria? 'A Regra do Jogo' é isso", afirma.
"Não existe fórmula para o sucesso"
Cenas de "A Regra do Jogo"
Veja também
- Inspirada no BBB, direção de "A Regra do Jogo" valoriza liberdade de atores
- Com 2 protagonistas em 7 meses, Nero quer quebrar regras na próxima novela
-
- Valesca e Mulher Filé são inspirações para funkeiras de "A Regra do Jogo"
- "Só pelo personagem já valeria a pena", diz Moscovis sobre volta às novelas
- Giovanna Antonelli será estelionatária sem escrúpulos em "A Regra do Jogo"
- Susana Vieira lembra tempos de pindaíba: "Passei maionese no cabelo"