A Regra do Jogo

Susana Vieira lembra tempos de pindaíba: "Passei maionese no cabelo"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo/Beto Roma

    Susana Vieira vai aparecer com os cabelos enrolados e roupas coladas e coloridas em "A Regra do Jogo" de João Emanuel Carneiro

    Susana Vieira vai aparecer com os cabelos enrolados e roupas coladas e coloridas em "A Regra do Jogo" de João Emanuel Carneiro

Esqueça o visual clássico e sofisticado das personagens milionárias que Susana Vieira já fez nos seus 43 anos de TV Globo. Na próxima novela das nove, "A Regra do Jogo", a atriz vai exibir looks justos e coloridos, inspirados nas cantoras Beyoncé, Nicki Minaj e Tati Quebra-Barraco.

Na pele de Adisabeba, Susana ainda vai ostentar um longo e cacheado aplique louro. A exigência da diretora Amora Mautner de que a personagem tivesse cabelos naturais, sem alisamento ou chapinha foi acatada por Susana sem ressalvas. "Cabelo de atriz é isso: dança conforme a música", diz ela.

Aos 73 anos, completados em 23 de agosto, mesmo dia em que foi vista aos beijos com um rapaz de 26 anos, Susana lembrou em entrevista ao UOL, no lançamento de "A Regra do Jogo", que no começo da carreira viveu na "pindaíba" e testou tudo o que pode para mudar de visual na TV.

"No início da carreira, eu não tinha tanto dinheiro. Na verdade, nós, atores, ganhávamos muito mal e, como queríamos ficar bem na televisão, usávamos tudo que as pessoas diziam que era bom. Passei muitas cebolas para dar um tom mais claro, também passei maionese no cabelo para ficar com os fios mais macios. Eu e Arlete Salles", contou Susana gargalhando.

Divulgação TV Globo/João Miguel Júnior
Adisabeba é a rainha do Morro da Macaca, favela fictícia da próxima novela das 21h

Hoje, ela usa produtos industrializados e caros, no entanto não acha que o valor e a marca dos cosméticos façam grande diferença nos cuidados com a beleza. "Existem produtos para o corpo, rosto e cabelo de todos os preços. De cinco reais até cinco mil reais. A questão não é só dinheiro. A questão é ter vontade de ser cuidar, de ser feliz", afirmou.

À vontade com o figurino da personagem, Susana comentou o que está achando de usar trajes que deixam à mostra sua forma física. "Estou amando essas roupas coladas porque na verdade todo mundo adora usar coisas mais justas. Na classe alta, só quem tem corpo usa. No morro, não. Gordinhas como eu também vestem! Lá não tem preconceito, não tem julgamento! Isso é o melhor para mim", disse.

Em "A Regra do Jogo", Susana vai viver Adisabeba, a rainha do Morro da Macaca, favela fictícia da trama de João Emanuel. Ela tem um passado com Zé Maria (Tony Ramos) e uma referência para a comunidade, algo que a aproxima da personagem.

"Sou um espelho para as mulheres pela força, pelo trabalho e pela demonstração de que ser feliz só depende da própria pessoa sem depender do outro. Acho que ninguém precisa envelhecer sendo vovó ou vovô, ficando com neto enquanto os pais vão ao cinema ou jantar fora. Nunca fiquei e não fico porque estou no baile funk, estou na boate. Criei meu filho em uma boate, em festas e é por isso que ele acabou virando DJ", 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos