Babilônia

Por conta de beijo lésbico, parlamentares fazem campanha contra "Babilônia"

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    Uma cena entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) marcou o primeiro beijo gay de "Babilônia", que estreou nesta segunda-feira (16)

    Uma cena entre Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg) marcou o primeiro beijo gay de "Babilônia", que estreou nesta segunda-feira (16)

O senador Magno Malta (PR – ES) e o deputado federal João Campos (PSDB-GO) emitiram uma nota oficial de repúdio ao beijo lésbico protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg na novela "Babilônia", da Rede Globo.

Reprodução/Instagram/ghilobo
Por conta de beijo lésbico, parlamentares fazem campanha contra "Babilônia"

Os parlamentares, que fazem parte da Frente Evangélica, afirmaram que o folhetim é uma afronta à família brasileira. "Apologia ao mal. Produzida para destruir famílias. Compartilhe, não dê espaço para esta ameaça com cara de diversão. Não assista", escreveu Magno em sua página do Facebook.

No Twitter, o pastor Silas Malafaia também criticou a Globo por conta dos relacionamentos homoafetivos nas novelas -- relembrando os casais gays de "Império" e "Amor à Vida". "A novela 'Babilônia' representa muito bem o que a Globo tem sido: a casa da imoralidade. Um final de carreira ridículo para duas das maiores estrelas da dramaturgia brasileira".

Magno também publicou uma foto pedindo o boicote. No post, que tem cerca de 9.394 mil até o momento, internautas divergem quanto à campanha.

Reprodução/Facebook/MagnoMalta
Cartaz compartilhado pelo senador Magno Malta pede boicote à novela "Babilônia"

"Isso é ridículo. Como pode um representante do povo pensar assim.. Enquanto isso políticos roubando e acabando com nosso país. Isso sim e destruir com famílias. Não uma novela que trata da realidade das famílias e quebra o preconceito", escreveu um deles. "Isso é um verdadeiro lixo dentro de casa. Valores da família não pode ser destruídos por essa inversão de princípios e valores. Audiência zero e ponto final", dizia outro.

Em dezembro de 2014, o Ministério da Justiça publicou uma nota em sua página oficial no Facebook explicando que -- para a classificação indicativa de programas de televisão, filmes e outras obras culturais -- não há diferenciação entre cenas que mostrem beijos de pessoas do mesmo sexo e de sexos diferentes.

"O beijo é Livre (ainda bem, né?). Para a Classificação Indicativa do MJ, é indiferente se o beijo é entre pessoas do mesmo sexo ou não. A nudez não erótica também pode ser considerada Livre", diz o post no perfil da organização governamental.

O deputado federal (PSOL – RJ), Jean Wyllys questionou a posição dos colegas de trabalho e lembrou que eles são acusados de corrupção, e estão sendo investigados.

  • 41801
  • true
  • http://televisao.uol.com.br/enquetes/2015/03/20/o-que-voce-acha-dos-beijos-entre-personagens-gays-na-novela-babilonia.js

"O enorme sucesso da telenovela Babilônia provocou a ira de dois líderes fundamentalistas cristãos do Congresso Nacional - deputado federal João Campos e senador Magno Malta  - que emitiram deploráveis notas de repúdio à novela e conclamaram seus rebanhos a boicotá-la. Ora, quem é que fala em nome da 'família brasileira'! O deputado João Campos, cuja campanha eleitoral foi financiada pela indústria armamentista e está acusado de embolsar o salário de funcionários do gabinete. E Magno Malta, indiciado na operação 'Sanguessuga' da Polícia Federal que investigou um esquema de corrupção batizado de 'máfia das ambulâncias'."

"Quando eles tentam ressignificar 'a moralidade' como se fosse uma questão relativa à sexualidade humana é porque não têm outra moralidade da qual possam falar, não é? São cínicos e oportunistas (afinal, polarizar com o produto campeão de audiência rende algum holofote a essas mariposas escuras e assustadoras em sua ignorância e/ou má fé)", completou Jean.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Globo informou que não comentaria o assunto.

 

O enorme sucesso da telenovela Babilônia provocou a ira de dois líderes fundamentalistas cristãos do Congresso Nacional - deputado federal João Campos (PSDB-GO) e senador Magno Malta (PR-ES) - que emitiram deploráveis notas de repúdio à novela e conclamaram seus rebanhos a boicotá-la. Campos e Malta emitiram suas notas em nome da "família brasileira". Ora, quem é que fala em nome da "família brasileira"! O deputado João Campos, cuja campanha eleitoral foi financiada pela indústria armamentista e está acusado de embolsar o salário de funcionários do gabinete. E Magno Malta, indiciado na operação "Sanguessuga" da Polícia Federal que investigou um esquema de corrupção batizado de "máfia das ambulâncias"! Ambos parceiros políticos de Eduardo Cunha, o Francis Underwood do subdesenvolvimento, portavoz das corporações e que recebeu quase 7 milhões de empresas para sua campanha e está sendo investigado na operação "Lava jato"! Quando eles tentam ressignificar "a moralidade" como se fosse uma questão relativa à sexualidade humana é porque não tem outra moralidade da qual possam falar, não é? São cínicos e oportunistas (afinal, polarizar com o produto campeão de audiência rende algum holofote a essas mariposas escuras e assustadoras em sua ignorância e/ou má fé). Mas - e digo isto principalmente à equipe de artistas e técnicos que faz Babilônia e em especial às grandes damas da (tele)dramaturgia Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg - o ódio que os fundamentalistas religiosos têm de novelas é, também, uma prova da eficácia destas na educação informal dos brasileiros. Num período de trevas políticas, com o Congresso tomado majoritariamente por conservadores, reacionários e fanáticos, a telenovela pode ser (e, no caso de Babilônia, está sendo) mais um espaço de ressistência cultural e política. Por isso eles ficam tão nervosos (como ficaram quando "Salve Jorge" resgatava o catolicismo popular e suas relações com as religiões de matriz africana). Eles sabem que uma novela como Babilônia dialoga com a sociedade brasileira num nível em que eles tentam chegar e pode fazer um excelente serviço à luta contra o preconceito [o resto do texto está em minha página no Facebook]

Uma foto publicada por @jeanwyllys_real em

Cenas de "Babilônia"
Cenas de "Babilônia"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos