"Achei que ia ver uma masmorra", brinca Adnet sobre liberdade do "Tá no Ar"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

Um Bob Esponja bêbado. Regina Duarte pedindo uma selfie com um tabelião em um restaurante. Um programa sensacionalista intermediando o conflito familiar entre Caim e Abel. Com a mesma velocidade com que zapeamos na programação da televisão, a segunda temporada do "Tá no Ar: a TV na TV", que estreia nesta quinta-feira (12), aponta sua metralhadora giratória para os temas mais variados, sem perder o humor jamais.

Não à toa, os dez episódios da vez terão ainda mais piadas curtas. "Queríamos que o programa também mostrasse a forma esquizofrênica com que nós vemos TV, um ritmo frenético e superficial", salienta Marcelo Adnet, cocriador e um dos protagonistas da atração, que comemora a exibição do programa mais cedo este ano, logo após o "Big Brother Brasil".

Com direito a muitos convidados famosos, de Alexandre Nero a Antonio Fagundes, e a irreverência já vista em sua estreia, a nova temporada não perdoa nem os 50 anos da Globo, que vão virar motivo de piada no episódio final. "Quando cheguei à Globo, achei que ia ver uma masmorra. Mas encontrei uma liberdade tão decepcionante! Perguntei: 'Onde está a tradição da família brasileira'?", brinca o humorista, ex-MTV. "Temos hoje a internet, que é uma coisa tão aberta e tão anárquica. Por que a televisão não pode seguir o mesmo caminho? Porque não pode parar de se levar tão a sério?", questiona.

O diretor de núcleo Mauricio Farias reforça que o tipo de humor do "Tá no Ar" também não procura ofender ninguém gratuitamente. "Todo programa tem que passar pelo crivo da direção, novela, Ana Maria Braga. Mas que eu me lembre, teve zero censura. Gostamos de provocar com elegância, com inteligência. Se não, cria o efeito oposto. O público aceita, não forma opinião e só incomoda quem é citado. É preciso ter um certo cuidado na maneira de falar", afirma ele, que confessa ter bastante expectativa para o retorno da atração. "É um programa que fala da gente mesmo, que vive de TV há tantos anos. É um prazer especial", conta.

Lulu Santos e André Marques participam

Com direito a quadro fixo, André Marques será um dos muitos famosos que vão dar o ar da graça nesta temporada. O ator e apresentador vai encarnar seu personagem mais icônico, o Mocotó de "Malhação", em diversos períodos históricos em "Malhação Épocas". "Até o Lulu Santos topou participar, regravando a música de abertura ("Assim Caminha a Humanidade") com uma letra nossa", adianta Marcius Melhem, que, ao lado de Adnet e Farias, participa das primeiras reuniões de criação até a edição final. 

"Barracos da Bíblia", com desavenças entre personagens do Velho e do Novo Testamento, e "Vingança dos Famosos", em que artistas incomodam pessoas comuns, se juntam a quadros de sucesso como "Jardim Urgente" e aos clipes musicais. Já o militante vivido por Adnet, que costuma protestar contra a Rede Globo, promete novas reclamações, agora também na internet, já que terá um blog como novidade este ano.

"A gente esperava que as pessoas fossem gostar do programa, mas ninguém imaginava essa unanimidade. Isso só aumenta a responsabilidade da segunda temporada, que tem que ser, pelo menos, no mesmo nível. Mas a gente se acha ainda no início de um processo, ainda temos fôlego para muitos personagens", diz Melhem.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos