"BBB13" pode bater recorde de audiência em redes sociais

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Globo

    Brothers brindam juntos na festa Iemanjá, no início de fevereiro

    Brothers brindam juntos na festa Iemanjá, no início de fevereiro

Apesar de a audiência na televisão não ser das melhores em 2013, o "Big Brother Brasil" é o campeão de menções nas redes sociais em fevereiro, em comparação feita com 30 programas de televisão.

Foram quase dois milhões de menções ao reality, ou 36% do total monitorado. Nesse ritmo, esta edição deve ultrapassar os 2,1 milhões de citações alcançadas no "BBB12".

A medição foi feita pelo site Tribatics, especializado em análise de audiência em redes sociais, e divulgado em relatório. O site monitorou os 30 programas de televisão brasileiros com maior audiência no Facebook e no Twitter entre 1° e 28 de fevereiro.

Em primeiro lugar no ranking, o "BBB13" teve um total de 1.902.943 menções, bem mais que a soma dos outros nove programas no top 10: 1.075.949.

#ForaYuri

O site Tribatics também fez levantamentos diários das menções de cada programa,o que permitiu relacionar a audiência a acontecimentos específicos. Segundo o site, "o volume de menções sobre o 'BBB' é muito superior aos demais e reafirma a relevância dos debates sobre o programa nas redes sociais."

O dia com maior número de citações sobre o "BBB13" foi em 5 de fevereiro, quando o lutador de muay thai Yuri Fernandes foi eliminado. A hashtag #FORAYURI foi usada 7.019 vezes; #foramarcello, por sua vez, 2.629 vezes.

Por fim, foi possível observar que mulheres e adolescentes são os públicos mais ativos nas redes sociais quando o assunto é "Big Brother Brasil". Enquanto 60% dos comentários vêm de adolescentes, apenas 30% vêm dos homens.

Pior audiência

A 13ª edição do "Big Brother Brasil" marcou média de 25 pontos na sua estreia, em 8 de janeiro, e ficou com a pior audiência de todas edições do reality show. No ano passado, o "BBB12" estreou com 33 pontos, dois pontos a menos do que o "BBB11", que teve 35 pontos.

Já o "BBB10" e o "BBB 2" eram os programas com menos audiência em estreias até o momento, com 30 e 29 pontos de média, respectivamente. Das treze edições, a primeira, exibida em 2002, foi a que conquistou a maior audiência na estreia, com 49 pontos.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos