UOL Entretenimento Televisão
 
30/03/2011 - 03h47

Com apresentações da banda Calypso e Arlindo Cruz, Globo lança a programação para 2011

ANA JARDIM
Da Redação
  • Joelma e Chimbinha da banda Calypso se apresentam durante o lançamento da grade de programação da Globo, e cantam a música Entre Tapas e Beijos, tema do seriado Tapas & Beijos (29/3/2011)

    Joelma e Chimbinha da banda Calypso se apresentam durante o lançamento da grade de programação da Globo, e cantam a música "Entre Tapas e Beijos", tema do seriado "Tapas & Beijos" (29/3/2011)

Na noite desta terça-feira (29), a Rede Globo apresentou sua grade de programação para 2011. Fernanda Lima e Tiago Leifert foram os mestres de cerimônia. Após a exibição de um clipe, com conteúdo geral da emissora, trechos de reportagens, programas e um mix de funk na trilha sonora, o evento começou.

  • Lucas Lima/UOL

    Fernanda Lima e Tiago Leifert apresentam a nova grade de programação da Rede Globo, durante evento no teatro Alpha em São Paulo, na noite desta terça-feira (29/3/2011)

O diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal, fez uma breve apresentação sobre o que seria mostrado na festa e agradeceu aos parceiros e imprensa presentes. Florisbal ressaltou o esforço da emissora carioca com relação ao crescimento das transmissões em alta definição, a implantação de um maior "crossmedia" do canal na internet junto às afiliadas e finalizou valorizando o trabalho dos profissionais da casa.

No palco do teatro Alpha, em São Paulo, a atriz Lília Cabral apareceu sentada em um sofá, fazendo um monólogo, que seria a prévia da apresentação da série "Divã", que estreia na Globo, na quarta-feira (6).

Na sequência, Tiago Leifert voltou ao palco para chamar um vídeo, no qual ele mesmo apresentava, falando sobre as novidades no esporte da emissora. O destaque foi para os novos cenários dos programas esportivos, transmissão dos campeonatos de futebol, novos quadros com esportes radicais e um ônibus, chamado de "Aquário Móvel", que fará viagens com a equipe do "Globo Esporte" e terá interação com o público.

Leifert convidou ao palco o comentarista esportivo Walter Casagrande, que falou sobre o futebol, depois chamou o ex-jogador de vôlei Tande e, por último, o comentarista Caio Ribeiro, que ressaltou a parceria com Tiago Leifert e também o sucesso do programa "Central da Copa", que volta ao ar em julho, durante a Copa América na Argentina. Tiago e Caio saíram do palco abraçados e falando que o "casamento deles deu muito certo".

Elenco, diretores e empresários prestigiam lançamento da nova grade de programação da Globo
Veja Álbum de fotos

Foi a vez então de Fernanda Torres e Andréa Beltrão entrarem em cena. As atrizes estavam vestidas de noivas e, puxando o gancho deixado por Leifert e Caio, falaram sobre casamentos e separações. Um vídeo sobre "Tapas & Beijos", seriado estrelado por ambas, que estreia na terça-feira (5), foi exibido. Ao terminarem a apresentação, as cortinas do palco se abriram  e a banda Calypso deu início ao show. Joelma e Chimbinha interpretaram a música "Entre Tapas e Beijos", de Leandro e Leonardo, que será tema do seriado. Ao fim da apresentação, Fernanda e Andréa surgiram entre os músicos e jogaram seus buquês de flores para a plateia.

  • Lucas Lima/UOL

    Os apresentadores Renata Vasconcellos e Zeca Camargo durante a apresentação da grade 2011 da Globo (29/3/2011)

Zeca Camargo e Renata Vasconcellos apresentaram as novidades para o jornalismo. No "Fantástico", três novos quadros estreiam com destaque. O primeiro, já neste domingo (3), é um reality protagonizado por Zeca Camargo e Renata Ceribelli que se propuseram a fazer uma reeducação alimentar e exercícios físicos, como forma de mostrar aos telespectadores os benefícios de uma vida saudável. Uma nova produção da BBC, chamada "Planeta Humano" também será exibida na atração, e "Expedição Xingu" será uma espécie de reality, no qual um grupo de estudantes refaz a viagem ao Xingu realizada pela primeira vez pelos irmãos Villas-Bôas na década de 40.

Os apresentadores Renata e Zeca também destacaram a importância dos telejornais da casa. Um vídeo com imagens das coberturas dos conflitos no Oriente Médio, tragédia no Japão e mensagens dos jornalistas e apresentadores de cada atração foram exibidos. Dando ênfase também a Globo Internacional, jornalistas de Angola e Portugal também mandaram suas mensagens sobre a integração das mídias e coproduções.

Um vídeo sobre as aquisições de séries internacionais adquiridas para 2011 também foi exibido. Destaque para os sucessos "Glee" e "Castle", e depois uma rápida apresentação de "O Astro", minissérie que estreia em junho na emissora, com um trecho da série e destaque para os atores Rodrigo Lombardi, Carolina Ferraz, Regina Duarte e Alinne Moraes.

  • Lucas Lima/UOL

    Suzana Vieira canta trecho da música "Perigosa", do grupo "As Frenéticas", antes da apresentação de "Lara com Z", no lançamento da grade de 2011 da Globo (29/3/2011)

E como o tema eram as séries, minisséries e seriados, Susana Viera surgiu no palco cantando a música "Perigosa", do grupo "As Frenéticas". Após um breve discurso de apresentação de "Lara com Z", de Aguinaldo Silva, que estreia na quinta-feira (7), um vídeo com trechos da série foi mostrado. Ingrid Guimarães entra no lugar de Susana e, após a apresentação de um VT do seriado "Batendo Ponto", no qual ela protagoniza ao lado dos atores Pedro Paulo Rangel e Alexandre Nero, brincou com os presentes: "Depois deste seriado secretárias nunca mais serão as mesmas."

Para finalizar a apresentação dos lançamentos de 2011, Marisa Orth e Jorge Fernando chegaram no palco do teatro dançando a música "Macho Man", da banda Village People, e que dá nome à série protagonizada pelos dois, --respectivamente um ex-gay e uma ex-gorda que trabalham em um salão de beleza e são melhores amigos. Alegres, Jorge Fernando e Marisa brincaram com a plateia e "venderam" a produção que vai ar ar às sextas-feiras e estreia em abril.

Assim que Jorge Fernando e Marisa Orth saíram do palco, o cantor Arlindo Cruz se apresentou cantando a música da vinheta da Globo, já com os nomes dos novos programas, e que deverá ser exibida a partir desta semana no canal.

  • Lucas Lima/UOL

    O diretor-geral da Rede Globo Octávio Florisbal fala sobre as novidades na grade da emissora em 2011 durante entrevista coletiva (29/3/2011)

Investimentos e Globo na internet
Após a apresentação da grade, o diretor-geral da Rede Globo, Octávio Florisbal falou sobre os investimentos da emissora em um novo complexo de prédios e facilidades com a aquisição e reforma de suas sedes no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Recife e Brasília. De acordo com Florisbal, o intuito é preparar as instalações da emissora para dar todo apoio e suporte logístico às equipes da Rede Globo na cobertura da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. "Estamos construindo quatro novos prédios para a sede no Rio de Janeiro. Três grandes e um menor. Esse projeto já foi feito aqui em São Paulo, com o novo prédio da emissora na Berrini".

Sobre a Rede Globo na internet, Florisbal se mostrou empolgado e disse que esse "crossmedia" é necessário atualmente. "A ideia é aproveitar esses conteúdos de maneira integrada. Valorizando o material das afiliadas, tendo assim um conteúdo local para cada região", explicou o diretor-geral da TV Globo, que dessa forma surgirão novos portais locais.

Florisbal destacou também a acessibilidade da internet e disse que há interesse na divulgação de conteúdo além do celular. "Precisa haver essa parceria. Levar a informação onde estão as pessoas. É a 'quinta tela', você poder ver tudo do ônibus, metrô, elevador, estádios. Queremos levar nosso conteúdo para todos os lugares", explicou.

Brasileirão
Ainda na entrevista coletiva, Florisbal falou sobre a polêmica a cerca dos direitos de exibição do Brasileirão. "Não posso entrar em muitos detalhes, por questões estratégicas mesmo, mas digo que as negociações com a maioria dos clubes está adiantada", afirmou o diretor, que também elogiou a concorrência.

"Acho interessante a capacidade de negociação da Record e os valores oferecidos por eles. Também a ousadia da RedeTV! que entrou na briga. A concorrência faz bem e incentiva o investimento também em outras plataformas."

Veja também

Carregando...
Hospedagem: UOL Host