"Apesar de tudo, saí vitorioso", diz Gilberto Braga após fim de "Babilônia"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

Após a exibição do último capítulo de "Babilônia", que aconteceu na noite desta sexta-feira (28), o autor da novela, Gilberto Braga, fez um balanço sobre o que achou da trama.

"O legado que Babilônia deixou foi o de superação. Gostei muito do último capítulo, gostei até da parte da política. Apesar de tudo, saí vitorioso", disse Gilberto Braga, que se reuniu com o elenco da novela em um churrascaria do Rio para acompanhar a exibição do último capítulo.

O último capítulo de "Babilônia" rendeu 32,2 pontos de audiência à Globo, segundo dados prévios do Ibope. Essa é a pior audiência de um final de novela das nove no último ano. A Record ficou em segundo lugar com 9,1 e o SBT com 8,8 pontos em terceiro no confronto direto. Cada ponto é igual a 67 mil domicílios na Grande São Paulo.

A trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes teve a menor média para uma novela do horário nobre (média de 25 pontos). A antecessora "Império" marcou 50 pontos no Rio e 46 em São Paulo no último capítulo, ou seja, "Babilônia" perdeu 18 pontos -- equivale ao público da adolescente "Malhação", que costuma alcançar o mesmo número às 18 horas.

Culpa dos paulistas

No final do mês de maio, ciente de que "Babilônia" estava indo mal no Ibobe (média de 25 pontos), Gilberto Braga conversou abertamente sobre as mudanças no folhetim em entrevista ao jornal "O Globo". O escritor contou que, após as alterações, a audiência subiu em todos os estados brasileiros, menos na capital paulistana.

"Paulista é esquisito. Um dos meus melhores amigos é o Silvio de Abreu. Ele fez o personagem Jamanta [em 'Torre de Babel', de 1998]. Odeio Jamanta e falei: 'Jamanta de novo?' [quando ele voltou em 'Belíssima', em 2005]. Ele disse: 'É um fenômeno paulista. Fora de São Paulo ninguém suporta, mas lá é um sucesso. Por isso que eu botei'. Acho que o problema está aí. Não sei escrever para quem gosta de Jamanta. Meu universo é antiJamanta", afirmou na época.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos