"Caretice está ficando pior por conta da internet", diz Fernanda Montenegro

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio de Janeiro

Fernanda Montenegro comentou o desfecho de "Babilônia", cujo último capítulo foi exibido pela Globo nesta sexta-feira (28). "A caretice sempre existiu na população e está ficando pior por conta da internet, das redes sociais, porque as pessoas estão se revelando", disse a atriz, que interpretou Teresa, advogada lésbica casada com Estela (Nathalia Timberg) na trama.

As personagens se beijaram na boca no capítulo de estreia da novela, o que não agradou ao público. Por conta das críticas, algumas tramas de "Babilônia" foram alteradas. O casal chegou a ter uma cerimônia de casamento e voltou a se beijar apenas no capítulo final.

"As pessoas têm o direito de criticar de falar o que quiserem.  O que não pode é deixar de fazer, deixar de acontecer. O que as pessoas não destacaram nessa novela foi a miscigenação dos casais. Teve branco casando com negro, negro com branco. 'Babilônia' foi transgressora em outros temas", afirmou a veterana durante uma reunião do elenco da novela em uma churrascaria no Rio de Janeiro.

Outro personagem que sofreu alteração na novela foi Carlos Alberto (Marcos Pasquim), que deixou de ser homossexual, pois o público afirmou que não o via como gay. Alice (Sophie Charlotte), que na sinopse era descrita como prostituta, teve seu destino alterado e terminou ao lado de Evandro (Cássio Gabus Mendes). Cafetão e traficante no início, Murilo (Bruno Gagliasso) passou por altos e baixos, até ser morto por Otávio (Herson Capri).

"Apesar de tudo, saí vitorioso"

Com finais felizes para todos os casais e as principais vilãs Inês (Adriana Esteves) e Beatriz (Glória Pires) jogadas de um precipício, o capítulo final de "Babilônia" registrou 32,2 pontos de audiência, segundo dados prévios do Ibope, uma queda de 18 pontos em relação ao fim da novela antecessora, "Império".

Ao UOL, Gilberto Braga fez um balanço da trama. "O legado que Babilônia deixou foi o de superação. Gostei muito do último capítulo, gostei até da parte da política. Apesar de tudo, saí vitorioso", disse o autor.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos