Estupro em "Game of Thrones" causa polêmica; atriz diz que amou cena

Do UOL, em São Paulo

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.

Uma cena de estupro envolvendo uma das protagonistas de "Game of Thrones" no episódio que foi ao ar no último domingo (17) causou polêmica entre espectadores nas redes sociais. Muitos criticaram a cena, que não acontece com a mesma personagem nos livros da saga "As Crônicas de Gelo e Fogo", que deram origem à série.

A vítima foi Sansa (Sophie Turner). Ela se casou com o sádico Ramsay Bolton (Iwan Rheon), cujo pai controla Winterfell, lar que uma vez foi dos Stark, a família da jovem. Ramsay a humilhou já na cerimônia, fazendo com que ela fosse levada ao altar por Theon (Alfie Allen) – que ela acredita ter sido o responsável pela morte de seus dois irmãos mais jovens. Em seguida, as coisas ficaram piores ainda quando Ramsay atacou brutalmente Sansa na noite de núpcias e a forçou a consumar o casamento na frente de Theon, horrorizado.

No Twitter, fãs ficaram indignados com o destino dado à personagem e criticaram os criadores da série, David Benioff e D.B. Weiss, por usarem o estupro como um alicerce da trama e por não mostrarem a expressão de Sansa durante o ataque, focando nas reações de Theon.

"Um diretor decente teria focado na Sansa para mostrar como ela estava com medo. Dessa forma pelo menos o estupro seria a história dela", escreveu uma internauta. "O estupro de Sansa faz toda a história dela retroceder em muitos anos", reclamou um fã. "Assim que a Sansa da série ganha um pouco de autoconfiança, D&D fazem com que ela seja estuprada. Ótimo desenvolvimento de personagem", ironizou outro.

"Estou desistindo de 'Game of Thrones' e ficando só com os livros. Muito horrorizada com o que estão fazendo com Sansa", falou uma usuária do Twitter. "Game of Thrones foi difícil de assistir, pior até do que a morte do Oberyn. Pobre Sansa...", disse outro.

Em entrevista à revista "Entertainment Weekly", a atriz Sophie Turner disse que "amou" a cena. "Quando eu li a cena, eu meio que amei. Amo que Ramsay colocou Theon para assistir. Foi tão errado. Também achei intimidador fazê-la. Tenho feito [o produtor Bryan Cogman] se sentir mal por escrever essa cena: 'não acredito que você esteja fazendo isso comigo'. Mas secretamente eu amei".

Veja abaixo mais comentários sobre a cena:

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos