Idiomas de "GoT" escondem até referência a Monty Python; veja traduções

Do UOL, em São Paulo

"Game of Thrones" pode ser lembrada principalmente pelas cenas de violência e nudez, mas há outro elemento que faz a alegria dos fãs: os idiomas criados especialmente para a série pelo linguista David S. Peterson, com destaque para o dotharki e o alto valiriano.  

Atualmente, há comunidades inteiras de fãs que se dedicam a estudar as línguas – ou pelo menos a conhecer o básico relacionado a elas. Até um aplicativo para ensinar dothraki foi lançado em outubro de 2014, ao preço de US$ 3,99.

Em meio a frases célebres ditas principalmente no núcleo de Daenerys Targaryen (Emilia Clarke), Peterson ainda encontrou espaço para descontração. Na terceira temporada da série, durante um conflito entre um cavaleiro de Mereen e o campeão de Dany, o homem grita insultos para a jovem. Missandei (Nathalie Emmanuel) traduz, mas ameniza bastante a situação. Na verdade, o cavaleiro grita insultos tirados do filme "Monty Python em Busca do Cálice Sagrado", que incluem frases como "sua mãe é um hamster" e "eu peido na sua direção".

"Foi uma ideia do [criador da série] Dan Weiss e era tão hilária que eu tive que fazê-la", contou Peterson em entrevista à HBO em 2014. Ele contou que, na época, a pegadinha foi percebida por fãs: "Eles sabiam que algo estava acontecendo. Logo depois que o episódio foi ao ar, eu recebi tuítes como 'ele está fazendo uma piada de mãe?' Bem perto".

As outras frases, porém, foram traduzidas à risca. Veja abaixo as formas no idioma original e suas traduções. A escrita nos idiomas originais foram transcritas pelo site colaborativo DothraWiki, dedicado às línguas do universo de "Game of Thrones".  

Frases de "Game of Thrones" em dothraki e valiriano
  • "Khalakka dothrae mr'anha. Ma me nem ahakee ma Rhaego"
    "Um príncipe monta dentro de mim. E ele se chamará Rhaego" - frase dita por Daenerys na primeira temporada da série, em dothraki
  • "Anha vazhak maan firikhnharen hoshora ma mahrazhi aqovi affin mori atihi mae"
    "Eu darei a ele uma coroa dourada e os homens tremerão quando vê-la" - frase dita por Khal Drogo (Jason Momoa) na primeira temporada da série, em dothraki
  • "Mori laz vos atthi oakah vosecchi"
    "Eles não podem matar a alma dele" - frase dita por Daenerys na segunda temporada da série, em dothraki
  • "Zaldrizes buzdari iksos daor"
    "Um dragão não é um escravo" - frase dita por Daenerys na terceira temporada da série, em alto valiriano
  • "Nyke Daenerys Jelmãzmo hen Targãrio Lentrot, hen Valyrio Uepo ãnogãr iksan. Valyrio muño engos ñuhys issa"
    "Eu sou Daenerys Stormborn da casa Targaryen, do sangue da velha Valyria. Valyrian é minha língua materna" - frase dita por Daenerys na terceira temporada da série, em alto valiriano
  • "Kostilus jevi ãeksia yno be pirtra jemot vestretis, iã daoruni jemot vestretis. Daoriot jemas. Doriar udra põnto syt eman. Meri jemi ivestran"
    "Seus mestres podem ter contado mentiras sobre mim, ou não terem dito nada a vocês. Não importa. Não tenho nada a dizer para eles. Falo só para vocês" - frase dita por Daenerys na quarta temporada da série, em alto valiriano

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos