Babilônia

Gabriel Braga Nunes sobre fazer comédia em "Babilônia": "Dá um certo medo"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Alex Palarea e Marcello Sá Barretto/AgNews

    Gabriel Braga Nunes vive o malandro Luís Fernando em "Babilônia"

    Gabriel Braga Nunes vive o malandro Luís Fernando em "Babilônia"

Não faz muito tempo Gabriel Braga Nunes estava mergulhado no lado negro da força. Na pele do flautista Laerte de "Em Família", o paulistano de 43 anos apresentava ao público a faceta mais obscura do personagem, considerado um psicopata. A partir do dia 16 de março, o ator volta ao horário nobre com um papel bem mais leve em "Babilônia", novela que substitui "Império". Casado com Karen (Maria Clara Gueiros), o malandro Luís Fernando não tem emprego fixo e vive de bicos para sustentar três filhos - um, inclusive, fora do casamento. 

Pelo visto, o espírito brincalhão do personagem pegou o intérprete de jeito: na apresentação da trama à imprensa, na última quarta-feira (25), ele se mostrou mais risonho que de costume, fato que chamou a atenção de todos os presentes no evento. "Uma coisa que acho muito bonita na minha profissão é que os personagens conduzem muito a nossa vida. É um dos pontos que eu mais gosto em ser ator", disse ele, entre uma brincadeira e outra. Com o riso solto, ele interrompia as entrevistas dos colegas e até brincava com os jornalistas: assim que um repórter deu por encerrada a conversa, ele soltou na hora "Ah, vai falar com alguém mais importante, né?", antes de cair na gargalhada. 

Na hora de falar sobre a trama, Gabriel era pura satisfação. Na novela, Luís Fernando é irmão do chef Norberto (Marcos Veras), na casa de quem se hospeda sempre que é expulso pela mulher. Lá, vive uma vida de solteiro e dá vazão ao seu lado mulherengo. Mas, mesmo depois de aprontar das suas - e até engravidar Regina (Camila Pitanga) -, sempre acaba voltando para casa, para desgosto da sogra, Zélia (Rosi Campos).

Para garantir a pensão de Júlia (Sabrina Nonata) e o pão de cada dia de Nina (Bernadete Wilhelm) e Joaquim (Xande Valois), o jornalista de formação arruma uns trabalhos esporádicos, inclusive como assessor de políticos. Mas seu forte não é mesmo o trabalho... "Não é que ele seja enconstado. É que ele mora muito perto da praia", faz graça o intérprete, dizendo que buscou uma malandragem bem brasileira para o personagem.

Claudio Andrade e Thyago Andrade/Photo Rio News
Gabriel Braga Nunes e Maria Clara Gueiros vivem um casal na novela

Empolgado com o desafio, o ator não esconde que entrar num núcleo cômico deu um friozinho na barriga. "Essa novela é particularmente legal porque esse terreno é completamente novo, né? Quando me vi ali no meio da Rosi, da Maria Clara, do Veras... Pensei: como é que eu vou operar ali no meio deles? Mas eles foram muito generosos, a coisa foi muito suave. Quando vi, foi indo, foi indo, e aí já estava fazendo uma brincadeira aqui, apertando uma barriguinha ali (risos). Não teve aquele degrau, de ter que atingir a comédia. Isso seria muito chato", contou.

A parceria com Maria Clara Gueiros, aliás, vem matar um desejo que o ator cultiva desde "Insensato Coração", quando ele interpretava o vilão Leo e ela vivia a ninfomaníaca Bibi. "Ela fazia uma parada cômica que era o maior barato. Eu ficava olhando as cenas dela e imaginando como seria engraçado se estivesse ali. Sempre me senti seduzido pela comédia. Dá um certo medo, mas é gostoso. É diferente, né?", admite o intérprete. "É muito oportuno fazer um núcleo de comédia com uma equipe alegre como essa. A pauta do nosso dia a dia é brincar", conta ele. 

Feliz no lado profissional, mais feliz ainda na vida pessoal. Durante o evento, Gabriel ainda se derreteu pela filha, Maria, de 8 meses, fruto de seu relacionamento com a atriz e assistente de direção Isabel Nascimento Silva. "Uma hora gravo a novela, outra hora cuido dela. O dia que der pra trazê-la aqui, faço as duas coisas ao mesmo tempo. Ela é uma fofa! Queria até mandar um recado: 'Filha, papai já está chegando em casa, tá?'", completou ele, parecendo esquecer-se de que a menina não ouviria o "recado".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos