Babilônia

Inspirada em mulheres batalhadoras, Camila Pitanga é heroína de "Babilônia"

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Estevam Avellar/TV Globo

    Em "Babilônia", Camila Pitanga será Regina, dona de uma barraca na praia no Leme

    Em "Babilônia", Camila Pitanga será Regina, dona de uma barraca na praia no Leme

Na TV, Camila Pitanga já foi de índia a garota de programa. E é mesmo na pele de mulheres batalhadoras que a atriz de 37 anos se destaca. Escalada para viver a grande mocinha de "Babilônia", próxima novela das nove, ela buscou inspiração em heroínas da vida real para compor Regina, dona de uma barraca na praia, que trabalha muito para sustentar a filha.

Segundo a atriz, a personagem guarda algumas semelhanças com Ana e Andréia, dupla que conheceu no Leme, bairro onde tem rodado a maioria de suas cenas, desde o fim de novembro. "Ficamos amigas. Elas têm histórias muito diferentes, uma vendeu sanduíche na areia por 30 anos, a outra veio de Minas, mas as duas me inspiraram de alguma forma. A liderança feminina naquele lugar ainda não é o mais comum", analisa Camila.

De origem humilde, Regina tem o sonho de se formar em medicina, mas alguns acontecimentos a forçam a abrir mão de seus planos. O primeiro é a gravidez. Apaixonada pelo atraente Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), ela descobre tarde demais que ele é casado e tem dois filhos.

Além disso, a mocinha enfrenta uma tragédia pessoal quando seu pai, Cristóvão (Val Perré), é assassinado. Com a mãe, Dora (Virgínia Rosa), enfrentando problemas de saúde, ela vira a principal fonte de sustento da família. Com a filha e o irmão, Diogo (Thiago Martins), Regina decide se mudar para o Morro da Babilônia, e arruma emprego numa barraca na praia do Leme. E é lá que acontece outra virada na vida da personagem: ela conhece Vinícius (Thiago Fragoso), que vai roubar seu coração.

A atriz define a protagonista da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenes Braga como "muito determinada". "Ela é explosiva e boa gente. São bons ingredientes, ela surpreende. Não fica só sofrendo, e é doce também. Transita entre a engraçada e a forte", afirma ela, que este mês passa a gravar também em estúdio, no Projac. "Mas acho que só vou entrar em contagem regressiva para a estreia depois do carnaval", brinca.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos