"Better Call Saul" introduz passado do advogado malandro de "Breaking Bad"

Beatriz Amendola

Do UOL, em São Paulo

O muito esperado spin-off de "Breaking Bad", "Better Call Saul", finalmente chegou. Focada na origem do advogado de ética duvidosa Saul Goodman, interpretado por Bob Odenkirk, a série estreou nos Estados Unidos no último domingo (8) e no Netflix na manhã desta segunda-feira, para a alegria dos fãs brasileiros. Apostando na mistura do humor característico do personagem com os problemas de sua vida pessoal, a produção já mostrou a que veio em seu primeiro episódio.

Com o título de "Uno", o episódio surpreendeu logo em seu início, ao mostrar o futuro do personagem - um recurso já usado em estreias de "Breaking Bad" - em uma sequência em preto e branco que transcorre sem nenhum diálogo. Depois dela, a série volta para 2002, seis anos antes de o advogado se envolver com Walter White (Bryan Cranston), o professor de química que se transformou em traficante de meta-anfetamina.

Ainda usando seu nome verdadeiro, Jimmy McGill, Saul luta para se estabelecer profissionalmente – e usa um escritório que não lembra nem de longe as instalações luxuosas que ele exibia em "Breaking Bad". O advogado, em boa interpretação de Odenkirk, já exibe o humor e o gosto por frases de efeito que tornaram seu personagem querido pelo público, mas também mostra uma faceta mais vulnerável ao lidar com seus problemas de trabalho e com o irmão Chuck (Michael McGill), advogado respeitável que sofre de uma doença misteriosa.

O episódio, que prende a atenção apesar de não ter muita ação, ainda envolve um velho conhecido dos fãs de "Breaking Bad": o traficante imprevisível e durão Tuco Salamanca (Raymond Cruz), que chegou a ser, brevemente, o distribuidor de White e Jesse Pinkman (Aarol Paul).  Os criadores da série, Vince Gilligan e Peter Gould, já haviam adiantado que participações do tipo serão comuns – mas a dupla principal da série original não deve aparecer nesta temporada.

A recepção do público ao primeiro episódio da série foi positiva. Nas redes sociais, fãs chegaram a definir a estreia como "incrível" e "um encontro com um antigo amigo muito querido". Outros internautas argumentaram que a série "parece ter estabelecido sua própria existência" e que ela "começou devagar, mas depois decolou e foi muito boa".

O segundo episódio de "Better Call Saul" será disponibilizado no Netflix nesta terça-feira. Novos episódios irão ao ar às terças-feiras.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos