"Ela fica procurando motivos", diz irmão de Fausto Fanti sobre a mãe

Ana Cora Lima

Do UOL, em Petrópolis

Familiares e amigos de Fausto Fanti se despedem do humorista no segundo dia de velório, agora em Petrópolis (RJ), cidade natal da Fanti, na manhã desta sexta-feira (1º). Muito abalada, a mãe de Fausto, Gina, chegou à capela do Cemitério Municipal da cidade acompanhada do filho Franco Fanti. O corpo, que já havia sido velado em São Paulo, no Cemitério do Araçá, foi transportado para o Estado do Rio de Janeiro, onde chegou durante a madrugada de sexta. O caixão, que permaneceu fechado durante toda a noite, foi aberto às 9h30. O enterro está marcado para às 16h.

Fausto Fanti, de 35 anos, foi encontrado morto com um cinto amarrado no pescoço preso ao box do banheiro em seu apartamento em São Paulo, na última quarta-feira, segundo informações do 23º Distrito Policial de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. O humorista, que interpretava Renato e outros personagens, como Padre Gato, Claudio Ricardo, Palhaço Gozo, Bandido da Luz Vermelha e Blondie Hammet, estaria se separando da mulher, Karla Peixoto, e tinha uma filha de oito anos.

O irmão do humorista pediu à imprensa que não fossem feitas fotos da mãe, que ainda procura entender a morte do filho. "Ela fica procurando notícias, fica procurando motivos, explicação e eu quero preservá-la desse sofrimento. Lógico que você tende a pensar que poderia ter feito alguma coisa e ela está com esse pensamento. A morte dele fica como um exemplo de compaixão. É preciso ter compaixão porque cada um tem uma cruz e a dele estava muito pesada", expressou.  

Franco repetiu o que havia revelado no primeiro dia de velório, que o humorista estava com uma depressão profunda, e desmentiu boatos sobre sua morte trágica: "São várias especulações, de que ele foi assassinado e houve separação [que teria motivado um suposto suicídio], mas não foi nada disso. Aconteceu o que aconteceu. O meu irmão estava com depressão, uma doença grave que precisa ser levada a sério". Ele disse que nem mesmo os familiares sabiam de seu estado psicológico, e que apenas agora começaram a desconfiar de um quadro mais sério.

Adriano Pereira da Silva, o Joselito, lembrou o início do "Hermes e Renato" entre os amigos de infância. "Tudo começou por causa de uma amizade de infância e vamos dar continuidade a isso. Seguir o caminho que todo mundo quer e a gente também", disse. 
 
Bruno Sutter, o Detonator da banda Massacration, fez a sua última homenagem ao amigo e ídolo: "Ele foi o nosso professor, ele que nos ensinou a ser humorista, ele que investiu na profissão e acreditou no nosso sonho".
 
Felipe Torres, o Boça do "Hermes e Renato", avaliou que ainda não é o momento para fazer qualquer previsão sobre o futuro do grupo. "O momento é de confortar a família e a nós mesmos", declarou. Em comunicado divulgado para a imprensa, a Fox lamentou a morte de Fausto Fanti. De acordo com o canal, as gravações da nova temporada não haviam começado ainda e o grupo trabalhava nos roteiros.
 
"Hermes e Renato" se tornou popular na MTV Brasil, onde foi exibido entre 1999 a 2009. Em 2010, o grupo foi para a Record e passou a chamar Banana Mecânica no programa "Legendários", apresentado por Marcos Mion. Em 2013, o grupo retornou à MTV com o nome original e depois migrou para a Fox, onde exibiu vinhetas humorísticas durante a Copa do Mundo e se preparava para lançar um novo programa, no FX Brasil, em março de 2015.

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos