"Perdemos um irmão", diz membro do "Hermes e Renato" sobre morte de Fanti

Felipe Pinheiro

Do UOL, em São Paulo

Amigos e parentes se despediram de Fausto Fanti, humorista encontrado morto na quarta-feira (30), em um velório no cemitério do Araçá, em São Paulo, entre 10h e 16h. O corpo será levado para a cidade de Petrópolis, na região Serrana do Rio de Janeiro, onde acontecerá um segundo velório. O enterro está programado para a sexta-feira, no Cemitério Municipal de Petropólis, às 16h.

Fausto Fanti, de 35 anos, foi encontrado morto com um cinto amarrado no pescoço preso ao box do banheiro em seu apartamento em São Paulo, segundo informações do 23º Distrito Policial de Perdizes, Zona Oeste de São Paulo. O humorista, que interpretava Renato e outros personagens, como Padre Gato, Claudio Ricardo, Palhaço Gozo, Bandido da Luz Vermelha e Blondie Hammet, estaria se separando da mulher, Karla, e tinha uma filha de oito anos.

O apresentador João Gordo e o humorista Adriano Pereira da Silva, o Joselito, foram os primeiros a chegar ao cemitério localizado na zona oeste de São Paulo. Aos jornalistas, Silva, que encontrou o corpo de Fanti, pediu respeito à família e disse que os amigos preferiam não se manifestar sobre os detalhes da morte. "Não tem o que falar, perdemos um amigo, um irmão, e não vamos expressar nossos sentimentos. Que os fãs continuem com suas correntes de oração", disse.

Emocionado, Felipe Torres, que interpreta o Boça, limitou-se a elogiar Fanti. "Era um cara admirável e talentoso", afirmou. Mais cedo, ele disse que o velório seria aberto aos fãs. "Os fãs que quiserem comparecer têm liberdade de prestigiar a família, não posso inibir ninguém de querer se despedir de um pessoa que fez os outros rirem por tantos anos", disse.

Marco Antônio Alves, outro membro do "Hermes e Renato", afirmou que o humorista era seu companheiro de infância e que o considerava genial. "Se estamos aqui hoje é graças a ele. Quero prestar minha homenagem a esse cara que deu alegria para muitas pessoas e agora fez essa pegadinha conosco e causou tanta tristeza", afirmou.

Thiago Duran/AgNews É uma perda irreparável porque o 'Hermes e Renato' impulsionou esse humor novo, sem barreiras e ao mesmo tempo ingênuo de cinco amigos que cresceram juntos na mesma rua Bruno Sutter, ex-integrante do "Hermes e Renato", sobre Fausto
Bruno Sutter, conhecido por ter feito o papel de Detonator no grupo de rock Massacration, criado no "Hermes e Renato", foi o último do quinteto a chegar ao cemitério. "É uma perda irreparável porque o 'Hermes e Renato' impulsionou esse humor novo, sem barreiras e ao mesmo tempo ingênuo de cinco amigos que cresceram juntos na mesma rua", disse ele, que deixou o grupo em 2009.

Lucas Stegmann, que foi apresentador do "MTV Sports" e está à frente do "Rota Explosiva", na nova emissora, esteve no velório rapidamente e lembrou a última vez que esteve com Fanti. "Foi no encerramento da MTV e ele estava ótimo", disse. "Minha infância foi baseada em "Hermes e Renato", ele sempre foi um cara que admirei muito", completou.

O repórter Alfinete, do programa "Pânico", também compareceu ao local e, apesar de não ter conhecido Fanti, manifestou sua admiração pelo trabalho do grupo. Ele contou que o "Pânico" está preparando uma homenagem para ser exibida no próximo domingo na Band.

Depressão
Ao final do velório, Karla e Franco Fanti, mulher e irmão de Fausto, falaram aos jornalistas no cemitério do Araçá. Franco afirmou que Fausto estava depressivo e que o quadro piorou uma semana antes da morte.

"Ele estava triste. Depressão é um negócio seríssimo, se a pessoa falar, temos que prestar atenção. Ele estava em um processo mental quase obsessivo", disse. Questionado se o comediante teria procurado ajuda médica para o problema psicológico, Franco afirmou que ele era "resistente a ideia" e que os familiares não acreditavam que o quadro era tão sério.

A última vez que os irmãos se falaram foi no último domingo. Os dois se aproximaram ultimamente, contou Franco, depois de terem resolvido diferenças do passado. "Ele era mais fechado e estou feliz que o meu irmão se abriu comigo", disse.  O irmão de Fausto também pediu que os fãs do programa "Hermes e Renato" guardem lembranças boas do humorista. "Ele era um puta artista", concluiu.

Karla, a mulher de Fausto, contou que o casal estava junto há 17 anos. "Ele é o amor da minha vida", afirmou. "A melhor coisa que ele pode me dar é a minha filha, que é a minha motivação e razão de viver", acrescentou.

"Estamos arrumando a casa"
Durante o velório, Adriano Silva falou sobre a reestreia do "Hermes e Renato", que estava programada para março de 2015. "Não tem como pensar nisso agora. Estamos arrumando a casa". Em comunicado divulgado para a imprensa, a Fox lamentou a morte de Fausto Fanti. De acordo com o canal, as gravações da nova temporada não haviam começado ainda e o grupo trabalhava nos roteiros.

"Hermes e Renato" se tornou popular na MTV Brasil, onde foi exibido entre 1999 a 2009. Em 2010, o grupo foi para a Record e passou a chamar Banana Mecânica no programa "Legendários", apresentado por Marcos Mion.

Em 2013, o grupo retornou à MTV com o nome original e depois migrou para a Fox, onde exibiu vinhetas humorísticas durante a Copa do Mundo e se preparava para lançar um novo programa, no FX Brasil, em março de 2015.

Os humoristas também integravam a banda de heavy metal Massacration, que surgiu no programa e ganhou vida própria, com discos lançados e participações em festivais.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos