Lado a Lado

Fernanda Montenegro e a novela "Lado a Lado" levam o Emmy Internacional

Do UOL, em São Paulo *

  • Getty Images

    Fernanda Montenegro, Vinícius Coimbra, Claudia Lage e João Ximenes Braga

    Fernanda Montenegro, Vinícius Coimbra, Claudia Lage e João Ximenes Braga

A atriz Fernanda Montenegro e a novela "Lado a Lado" levaram, respectivamente, os prêmios Emmy Internacional de melhor atriz e de melhor telenovela nesta segunda (25) em cerimônia realizada em Nova York.

Fernanda concorreu pelo especial de fim de ano "Doce de Mãe", exibido pela Globo e produzido pela Casa de Cinema de Porto Alegre. Ela recebeu a estatueta das mãos do ator Steve Guttenberg.

"Lado a Lado", de autoria de Claudia Lage e João Ximenes Braga, foi exibida às 18h e tinha como pano de fundo o período histórico da Belle Époque carioca, que mostrava a formação dos morros no Rio de Janeiro.

Tinha como principal concorrente outra produção da emissora, a novela "Avenida Brasil", de João Emanuel Carneiro, que por sua vez, foi um grande sucesso das 21h contando a história da vingança de Nina (Débora Falabella) contra Carminha (Adriana Esteves) e arrebatou o país.

O ator Cauã Reymond, de "Avenida Brasil", anunciou o vencedor da categoria programas sem roteiro pré-definido. Acompanhando o ator, estava a atriz americana Amanda Righetti, que participa da série de TV  "The Mentalist", da emissora americana CBS.

Também estiveram no local outras estrelas da Globo, que concorriam com "Como Aproveitar o Fim do Mundo", que perdeu a estatueta de melhor série de comédia para "Moone Boy", do Reino Unido; e com "O Brado Retumbante", que perdeu o prêmio de série dramática para "Les Revenants", da França.

Marcos Palmeira também concorreu como melhor ator pela série "Mandrake", do canal pago HBO, mas quem levou foi Sean Bean, pela série "Accused" .

A Grã-Bretanha levou três prêmios, enquanto Brasil e França receberam dois cada. Austrália, Alemanha e Coreia do Sul também foram premiadas.

Entre os britânicos, Sean Bean foi escolhido melhor ator por "Accused" e o produtor-diretor J.J. Abrams recebeu uma homenagem especial pelo trabalho na TV e no cinema por produções como "Lost", "Star Trek" e o próximo capítulo de "Star Wars".

Abrams, ganhador do Emmy dos EUA por "Lost" e que está produzindo e dirigindo o próximo "Star Wars: Episódio 7", recebeu o Prêmio dos Fundadores das mãos do ator Zachary Quinto, que interpretou o Spock em "Star Trek".

Os indicados para a 41ª edição da premiação anual vieram de 19 países, para uma cerimônia apresentada pelo comediante britânico John Oliver.

* Com informações da agência Reuters

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos