Zeca Camargo vai improvisar no novo "Vídeo Show", que estreia dia 18

Marcela Ribeiro

Do UOL, no Rio

O "Vídeo Show", que começou a ser reformulado no início de julho, vai ganhar um auditório, com direito a palco, banda e interação com a plateia. O jornalista Zeca Camargo, 50 anos, assumirá o comando da atração diária a partir do dia 18 de novembro. "Fui convidado [para a reformulação] em meados de julho. O desafio é criar novidades com uma dinâmica no palco com plateia. Redescobrir o prazer de criar, inventar novas coisas", afirmou Zeca na noite desta terça (29), durante a apresentação das novidades no Projac.

Zeca deve aparecer mais descontraído que no "Fantástico", já que o formato do "Vídeo Show" permite mais liberdade, e haverá espaço para o improviso. "Não tem roteiro, nem script. Não tem nada que eu não possa fazer. Já cantei em outras ocasiões e posso dançar também. Não tenho voz para cantar, mas como não é nenhum 'The Voice'...", adiantou.

Viagens - um dos assuntos preferidos do jornalista - devem entrar no roteiro da nova atração, que vai ampliar o leque de assuntos em pauta, incluindo cinema e música, além da produção de teledramaturgia da própria emissora. O quadro "Falha Nossa", que exibia erros de gravações, será retomado. Até a vinheta clássica do programa, com acordes de "Don´t stop til you get enough", de Michael Jackson, vai ganhar novo arranjo.

Dois nomes ainda serão anunciados como assistentes do programa. Além de Zeca, estão confirmados Otaviano Costa e as repórteres Dani Monteiro e Marcela Monteiro, que já faziam reportagens para o programa. Desde a saída de André Marques, no dia 4 de outubro, o programa é apresentado por Ana Furtado e Otaviano Costa.

Zeca mostra lado dançarino

De acordo com o novo diretor da atração, Ricardo Waddington, estava na hora do Zeca Camargo fazer algo "mais centrado nele". "Sou fã do Zeca há 20 anos e sempre quis trabalhar com ele. Me surgiu essa chance pois precisávamos renovar o programa com as pessoas, por isso pensei no Otaviano [Costa], que veio de imediato, e pensei no Zeca".

A duração do "Vídeo Show", a princípio, continua a mesma. A Globo ainda deve reformular a "Sessão da Tarde", substituindo a exibição de filmes por outros formatos ou uma nova faixa de reapresentação de novelas.

No "Fantástico" desde 1996

O apresentador, que até setembro esteve à frente do "Fantástico", onde acumulou 17 anos de produção, segue o caminho de Fátima Bernardes ao trocar o departamento de jornalismo com o de entretenimento na Globo. Fátima deixou o "JN" em 2011 para se dedicar ao "Encontro com Fátima Bernardes", exibido de segunda a sexta na programação matutina da emissora. A mudança vai permitir ao jornalista que faça ações de merchandising.

"Jamais deixarei de acompanhar – e muito menos de ser fã – do "show da vida". Minha relação com todos que seguem no programa não deixa espaço para nenhum rompimento drástico ou ressentimento", disse sobre deixar de apresentar o programa dominical.

A troca para um programa que explora basicamente a produção da TV Globo era um desejo antigo, segundo o jornalista. "Entretenimento é uma área que tratei minha vida inteira", lembrou Zeca, que no início da carreira foi VJ da MTV e, como repórter, já entrevistou artistas como Madonna, Lady Gaga, Gisele Bündchen, Paul McCartney e Keith Richards.

No "Fantástico", começou com reportagens para o quadro "Altos Papos", em que repercutia a opinião de jovens. Também desenvolveu projetos especiais, como "Aqui se Fala Português", "A Fantástica Volta ao Mundo" e "MegaCidades", que lhe permitiram colecionar visitas a mais de 90 países pelo mundo.

Ao lado de Renata Ceribelli, foi o primeiro participante do "Medida Certa", quadro em que se submeteu a uma nova rotina alimentar e de exercícios. Na ocasião, perdeu 11 quilos. "Já ganhei quatro quilos nesses dois anos", afirmou recentemente.

Em 2013, Zeca completou 50 anos e lançou o livro digital "50, Eu?", sua sexta obra, na qual relembra fases de sua vida pessoal. Uma delas, que foi dançarino, entre os 19 e 31 anos. Habilidade que o jornalista demonstrou com uma dança indiana, em sua última entrevista ao Jô Soares.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos