"Quero trazer a rua para dentro do estúdio", diz Fátima Bernardes sobre novo programa

Carla Neves

Do UOL, no Rio

  • AgNews

    Fátima Bernardes fala sobre seu novo programa em entrevista coletiva, no Projac, no Rio (12/6/12)

    Fátima Bernardes fala sobre seu novo programa em entrevista coletiva, no Projac, no Rio (12/6/12)

Além de contar a jornalistas os detalhes sobre seu novo programa na Rede Globo, a apresentadora Fátima Bernardes afirmou, nesta terça-feira (12), que agora está tendo mais tempo para os filhos, os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz, e que está até conseguindo assistir à novela. "Antes, era mais corrido. Agora conseguimos jantar, assistir ao jornal e à 'Avenida Brasil'. Nesse aspecto o programa foi um bônus que ganhei para ter mais tempo com eles."

Sabe quando vamos ao mercado e as pessoas estão conversando sobre determinado assunto? Quero que o programa seja assim

Fátima Bernardes, sobre formato do novo programa

Marcado para ir ao ar a partir do dia 25 de junho, das 10h30 às 12h, logo após o "Bem Estar", "Encontro com Fátima Bernardes" representa o retorno da apresentadora à TV. Âncora do "Jornal Nacional" por 14 anos, Fátima esteve pela última vez na bancada do telejornal no dia 5 de dezembro de 2011.

A nova atração, que raramente receberá convidados especiais, abordará temas diversos, como educação, emprego, moda e saúde. No palco, além de Fátima, ficarão os jornalistas Lair Rennó e Lília Telles e o humorista Marcos Veras, do "Zorra Total". Os quatro darão suas opiniões sobre o tema abordado e contarão com a participação direta da plateia, composta por 60 convidados que preencherão um cenário em 360 graus.

Telles fará as reportagens especiais. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, as repórteres Gabriela Lian e Aline Prado, respectivamente, farão participações ao vivo para contar o que está acontecendo de relevante nas duas capitais."Quero trazer a rua para dentro do estúdio, exercitar o que eu gosto de fazer, que é contar e ouvir histórias", disse ela.

Para pensar em um tema diferente todos os dias, ela contou que faz um exercício diário: assiste a notíciários e pensa de que maneira o tema pode ser abordado no programa. "Sabe quando a gente vai ao mercado e as pessoas estão conversando sobre determinado assunto? Quero que meu programa seja assim", disse ela.

  • AgNews

    Fátima Bernardes mostra estúdio de seu novo programa (12/6/12)

A inspiração para o formato, no entanto, não veio da norte-americana Oprah Winfrey porque, segundo Fátima, seu programa não será um talk show. "Vou me apresentar de uma maneira diferente", disse ela.

O programa, dirigido por Fabrício Mamberti, também investirá em uma tecnologia 3D, inédita na televisão brasileira, que permite fazer trocas constantes de cenários. Com sensação de movimento, o pano de fundo será sempre adequado ao tema do dia.

De corpo inteiro
Diferentemente de quando apresentava o "Jornal Nacinal", Fátima agora circulará pelo estúdio e, de vez em quando, o público poderá até ver suas pernas. Ela garante, no entanto, que não vai mudar a forma de se portar. 

"Já usava vestido, mas a bancada escondia. De vez em quando, vou aparecer de saia longa, que eu também gosto. Meu comportamento vai ser exatamente igual de quando estava no 'Jornal Nacional'. Não é porque apresento um programa matinal que vou mudar", disse.

Nascimento do programa
Segundo Fátima, a ideia surgiu em 2007 com a vontade de fazer algo diferente  e não se acomodar. "Pensei: 'Nossa, vou fazer 10 anos no 'JN'. Já tinha feito muita coisa legal, mas mesmo assim queria fazer algo diferente. Sou inquieta e tenho medo de acomodação". 

Foi o diretor responsável pelo jornalismo da Globo, Carlos Henrique Schroder, que deu a Fátima liberdade para criar. "Ele costuma chamar a gente para conversar e perguntar como estamos. Numa dessas, soltei que queria fazer um programa. Achava que tinha chegado a hora. E ele pediu que fizesse um projeto", contou.

Meu comportamento será exatamente igual de quando estava no "Jornal Nacional". Não é porque apresento um programa matinal que vou mudar

Fátima Bernardes, sobre programa que apresentará nas manhãs da Globo a partir do dia 25 de junho

Bonner e os filhos
Fátima contou que seu marido, William Bonner, também está na expectativa para a estreia. "[Ele] está bem empolgado, tanto quanto eu. Certamente feliz e apostando no sucesso", afirmou.

A apresentadora também confirmou aos jornalistas que nunca se deslumbrou com o sucesso e que isso se reflete na decisão dos filhos. "Sempre calquei a carreira no trabalho. Não confundo os 30 minutos de glamour do jornal com todo o resto. Sei que [o sucesso] é fruto de trabalho e de ralação danada. Tanto que ninguém lá em casa diz que quer ser jornalista", afirmou ela sobre os trigêmeos Vinícius, Laura e Beatriz.


Audiência
Quanto à preocupação com audiência, Fátima disse que dividirá com a equipe os sucessos e fracassos. "Não sou tão egocêntrica. Se a audiência for bem, tem muita gente para dividir. E se for mal também". Trabalhando no programa desde outubro, Fátima garante que até agora a equipe não falou sobre a audiência. "Não que isso seja motivo para relaxar, mas não houve essa cobrança. Nunca fui informada a respeito de resultado e prefiro continuar desse jeito", disse ela.  Segundo ela, não dá para começar com a garantia de que o programa será perfeito, mas há abertura para, se for necessário, fazer uma correção de rumo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos