Avenida Brasil

Nina perdoa Carminha no final de "Avenida Brasil"; saiba como foi o último capítulo

Do UOL, em São Paulo

Carminha (Adriana Esteves), a principal vilã de "Avenida Brasil", assume o assassinato de Max, passa três anos presa e vira a “dama” do lixão, conforme o UOL adiantou, no último capítulo da novela, que foi ao ar nesta sexta-feira (19).

Até então vilã na trama, Carminha (Adriana Esteves) se reconcilia com Jorginho (Cauã Reymond) e Nina (Débora Falabella), que lhe dão um neto, chamado Jorge Tufão Neto. Em uma das cenas mais emblemáticas do capítulo final, Nina e Carminha trocam pedidos de perdão e se abraçam. "Sempre juntas, esse é nosso destino caprichoso, né?", diz Carminha, enquanto as duas lavam a louça juntas e preparam café no lixão.

Logo no primeiro bloco, Carminha surpreendeu ao se lançar sobre Santiago (Juca de Oliveira) e impedir que o pai atirasse contra Nina e Tufão (Murilo Benício). Na cena, a vilã ainda toma a arma do bandido e atira nele e em um dos sequestradores, Nicolau (Rafael Sieg).

“Gente como a gente tem que pagar pelo que fez”, diz ao pai antes de desamarrar o ex-marido, entregar a arma nas mãos de Nina e pedir para a chef de cozinha a matar. Em seguida, pede perdão a Tufão. "Eu gostava de ser a esposa perfeita. Gostava de te fazer feliz. Você me fazia feliz como eu nunca tinha sido antes e como nunca vou ser nessa vida. Obrigada. Cuida da Ágata pra mim?”, pede, antes de ser levada pela polícia. 

Apesar da confissão de Carminha sobre a morte de Max (Marcello Novaes), todos os outros suspeitos que estavam na cena do crime, quando o personagem morreu no lixão, são chamados para uma acareação na delegacia: Janaína (Claudia Missura), Lúcio (Emiliano D'Avilla), Nina, Jorginho, Muricy (Eliane Giardini), Leleco (Marcos Caruso), Ivana (Letícia Isnard) e Tufão.

Com cenas de flashback, é revelado onde estava cada um deles instantes antes da morte do vilão. Ivana deu uma coronhada na cabeça do ex-marido. “Eu queria ter matado, só não matei porque eu não consegui. Ele correu atrás de mim. Quando eu olhei pra trás, tinha sumido”. Janaína chegou a ameaçá-lo com uma faca, brigou com ele, que conseguiu tomar a faca e se feriu.

Em seu depoimento, Carminha descreve detalhes do momento em que teria matado o amante com um golpe de enxada na cabeça, depois de ele ter ameaçado matar Nina. "Ele ia matar a Nina ou qualquer um que aparecesse na frente", disse Carminha ao confessar o crime.

Até a confissão de Carminha, a principal suspeita pela morte de Max era Lucinda (Vera Holtz), que capítulos atrás havia se autodeclarado culpada para livrar a pele de Nina. Com a revelação de Carminha, a vilã da trama é levada para a mesma cela de Lucinda e tem uma conversa emocionada com a "mãe do lixão".  

"Eu sempre soube que, no fundo, você tinha um coração bom", diz Lucinda. "Coração bom é ficar se sentindo culpada a vida inteira por um crime que não cometeu", rebate Carminha, referindo-se ao fato de Lucinda ter ficado presa injustamente, no passado, pelo assassinato de sua mãe. "Nós duas somos vítimas do Santiago", conclui Lucinda.

A cena termina com Lucinda deixando a cela e sugerindo à vilã que o tempo de clausura pode, afinal, lhe fazer bem. "Você vai ter muito tempo para repensar e reconstruir a vida, minha filha."
 
Três anos se passam e Carminha é colocada em liberdade. Lucinda vai buscá-la no Centro de Detenção e a leva ao lixão. "Eu jurei que nunca ia voltar a botar meus pés aqui", diz uma Adriana Esteves agora com os cabelos mal-cuidados, vestindo camiseta e saia jeans surradas. "Se você deixar, eu vou ficar aqui", completa a ex-senhora Tufão. "Meu lugar é aqui."
Saiba como foi o último capítulo de "Avenida Brasil"
Saiba como foi o último capítulo de "Avenida Brasil"

Nina e Jorginho têm um filho
Nina (Débora Falabella) e Jorginho (Cauã Reymond) viajam e se tornam pais de um menino. Depois de anos, o casal visita Carminha no lixão e apresentam o neto para avó. Rivais, a chef de cozinha e a vilã da trama têm uma conversa decisiva e se reconciliam.

Aos prantos, Carminha pega o neto no colo. "Tão parecido com você, filho", diz a Jorginho. Depois, serve risoto de frango para as visitas. 

Santiago fica sem destino definido
Depois de mostrar a sua verdadeira cara, o médico de bonecas que na verdade é um perigoso receptador de mercadorias roubadas terminou sua participação no primeiro bloco da novela e nunca mais foi mencionado

Na última cena de Santiago, ele é baleado por Carminha (Adriana Esteves) na perna boa e fica estendido no chão xingando a filha por ter frustrado o plano de sequestro.

Cadinho se casa com as três mulheres
Cadinho (Alexandre Borges) se reconcilia com suas três mulheresNoêmia (Camila Morgado), Verônica (Débora Bloch) e Alexia (Carolina Ferraz). A reunião é selada com um casamento na sede do Divino Futebol Clube.  Diógenes (Otávio Augusto) celebrou a cerimônia, realizada com dinheiro emprestado por Leleco e Muricy.

"Eu amo todos vocês, acima de tudo essas mulheres maravilhosas", discursou Cadinho durante a festa. Quem pega o buquê é Pilar (Betty Faria), mãe de Alexia, que flerta com o presidente do clube.

Adauto leva Divino à primeira divisão
Depois de ser traído por Muricy (Eliane Giardini), Adauto (Juliano Cazarré) engata um romance com Olenka (Fabiula Nascimento) e se realiza como jogador de futebol. O gari é o responsável por fazer com que o time Divino Futebol Clube suba para primeira divisão.

Tufão e Monalisa, Leleco e Muricy, Ivana e Silas
Depois de 12 anos separados por conta das armações de Carminha, Tufão e Monalisa (Heloísa Périssé) finalmente ficam juntos. Os pais de Tufão, Leleco e Muricy também se acertam. Enganada por Max ao longo de 12 anos, Ivana também vai ter um final feliz no amor. A irmã de Tufão forma par com Silas (Aílton Graça).

Finais indefinidos
Personagens como Janaína (Cláudia Missura), Zezé (Cacau Protássio), Lúcio (Emiliano D’Ávilla), Tessália (Débora Nascimento), Darkson (José Loreto), Suelen (Ísis Valverde) e Ágatha (Ana Karolina) tiveram finais indefinidos.

O último capítulo de "Avenida Brasil" tem reprise neste sábado (20).

UOL Cursos Online

Todos os cursos