Nutricionista analisa ataques de Kamilla à geladeira no "BBB13"

Thiago Azanha

Do UOL, em São Paulo

Já virou rotina a modelo Kamilla Salgado se levantar pela manhã antes dos outros confinados do "BBB13" e devorar alimentos sem se preocupar com o racionamento de comida existente na casa.

Para a nutricionista Andressa Perez, 29, algumas pessoas em situações de estresse – nesse caso, gerado pelo confinamento na casa – acabam sendo compulsivas e utilizam comida como válvula de escape. A nutricionista disse ainda que esses sintomas podem, em último caso, ser indícios de uma doença mais grave, como a bulimia.

"A comida restrita por conta das brincadeiras do programa pode estar desenvolvendo o stress na participante. Mas não é normal acordar e devorar tudo o que vê pela frente", disse Perez.

Quando os outros confinados reclamam sobre o "sumiço" da comida, como já fez diversas vezes o professor Ivan, Kamilla se mantém calada, sem revelar que é ela quem come "escondido" os pães, queijos, restos de alimento ou o que mais vê pela frente.

Em seu reinado, Kamilla não perdoou as guloseimas presentes no quarto do líder. Enquanto seus amigos André e Fernanda dormiam na manhã de sexta-feira, a modelo se levantou sorrateiramente e devorou os docinhos. Desta vez, o que causou estranhamento no público foi o fato de ela ter levado os alimentos para dentro do banheiro e comê-los lá.

Na quarta-feira, Kamilla afirmou que anda "muito comilona" na casa. "Eu só como, como e como. Eu amo pão. Quando não tem, fico mal-humorada", explicou a miss.

A profissão da pessoa fora da casa, segundo a nutricionista, também pode explicar suas ações em relação à alimentação. Kamilla é modelo profissional e já foi Miss Mundo Brasil 2010.

"As pessoas envolvidas no ramo de estética e beleza preocupam-se muito com o controle de peso e em casos onde há exageros pela falta de controle, o sentimento de culpa e desgosto consigo mesmo podem desencadear o comportamento bulímico", explica. "Não é fome o que ela parece sentir, mas um distúrbio alimentar".

Mas se a compulsão alimentar for apenas causada pelo estresse, numa fase temporária dentro dos horários bagunçados na casa, a nutricionista recomenda que a sister tenha a disposição alimentos mais saudáveis, como frutas e alimentos integrais.

"Quando você come alimentos integrais, como arroz, pão ou bolacha, a saciedade dura mais tempo devido às fibras que demoram a ser digeridas pelo nosso organismo. Outro ponto importante para evitar os episódios compulsivos seria fracionar as refeições, evitando longos períodos de jejum, principalmente após as festas noturnas", afirma.

Sem plena consciência
No site oficial do "BBB13", o psicólogo João Oliveira, mestre em Cognição em Linguagem pela UEFN (Universidade Estadual do Norte Fluminense), também analisou o comportamento da modelo na casa. Para ele, Kamilla come os alimentos sem plena consciência dos seus atos.

"Durante o sono, o inconsciente se eleva e quebra as barreiras do superego, que vigia e controla nossas ações, em estado sonambúlico, ou seja, sem estar plenamente acordada, ela libera aquilo que reprime: comida. Aliado a isto, temos toda pressão da casa, o jogo, que acaba criando um forte estresse em todos os brothers e sisters, esse mecanismo também é uma busca pelo prazer e um alívio à pressão", disse Oliveira.

Kamilla
Kamilla

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos