Entenda as práticas da Esfera, frequentada por Dhomini

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/TV Globo

    O veterano Dhomini oferece um copo com água para o céu e o bebe na sequência

    O veterano Dhomini oferece um copo com água para o céu e o bebe na sequência

Já virou rotina o veterano participante do "BBB13" Dhomini acordar, meditar e levantar um copo d'água em direção ao sol durante as manhãs. Como na edição do "BBB3", o goiano continua frequentando a Esfera.

De acordo com dois irmãos do participante, que também frequentam a Esfera da Unicidade em Goiânia, a meditação e o procedimento de energizar o copo d'água à luz são praticas comuns entre eles, mas que não há nenhum tipo de mantra que acompanhe esse momento.

"Esse procedimento é feito todos os dias. Ele acorda, medita e olha na direção do sol durante um período. No começo são só alguns segundos, depois vai aumentando, conforme se acostuma com a luz", contou ao UOL Felipe Albuquerque, irmão de criação de Dhomini, que adotou o nome Lipekham depois que passou a frequentar a Esfera.

"Dhomini" também foi adotado em função da Esfera. Nascido André Augusto Ferreira Fontes, o goiano acrescentou o nome após seu nome de batismo. "Quando você pronuncia o nome, ele cria uma vibração cósmica. A finalidade de acrescentar um nome é equilibrar energia", explicou Romeu Fontes, irmão mais velho de Dhomini, também chamado de Ohmir.

Ohmir e Lipekham ressaltam que a Esfera não é seita, religião ou doutrina. "É um local onde amigos se reúnem e trocam informações, onde se pratica o amor incondicional que Jesus pregou", disse Ohmir. Apesar de citar Jesus Cristo, ele reforça que cada frequentardor pode ter sua própria religião.

Segundo Lipekham, não há regras, deveres e obrigações, mas os frequentadores da Esfera, por opção, geralmente não consumem álcool ou carnes. Durante a preparação do almoço nesta quinta-feira (17), Dhomini afirmou que, às vezes, se alimenta de luz.

"Quando estou fora da minha cidade, ou numa feira onde só tem fritura ou carne e nenhuma fruta, vou para um canto e faço minha alimentação de luz", disse, para espanto dos outros brothers.

Sobre a influência das ideias da Esfera no jogo, Ohmir diz que Dhomini é muito observador e procura ser uma pessoa correta. "Até a discussão que ele teve com o Eliéser foi por causa disso. Quem viu como começou pôde perceber. Ele falou que o rapaz não tinha cumprido o que tinha combinado", exemplificou.

Dhomini
Dhomini

Esfera perene
O nome Esfera é usado por diferentes grupos. Na primeira versão desta reportagem, o UOL relacionou as práticas de Dhomini à Esfera perene, cujo mestre mor no Brasil é Luigo Legna. Em seu site, explica que a Ordem Esfera perene "é algo muito sério, registrada e patenteada". Entre os direitos e deveres dos membros da Esfera encontra-se o "saber ouvir e argumentar", assim como "ser extremamente aplicado e disciplinado em tudo que ambicionar".

"Tudo aqui contido, foi realmente criado por mim e com ajuda de espíritos já desencarnados e alguns que nem nasceram para este plano. Foi criada também a Esfera perene transcendental, ou seja, que transcende a vida, póstuma, no além túmulo. São apenas palavras que deveriam exprimir algo, que muitas vezes passa ao 'limiar mental' de muitas pessoas", explicou.

Em entrevista para o UOL, Legna contou que existem algumas diferenças entre a filosofia da Esfera perene, da qual é o mestre, e a Esfera de Dhomini.

"A Esfera perene foi fundada antes dessa tal Esfera que Dhomini segue, que é mais cabalística do que filosófica, e que tem bobagens de números correspondendo a conceitos ou palavras que levariam a sentimentos", afirmou.

Segundo Luigo, o participante do "Big Brother Brasil" já tentou fazer parte da Esfera perene. "Dhomini já tentou ser um de nossos Mestres anos atrás e não foi aceito", disse. Felipe e Romeu disseram não ter conhecimento do que diz o mestre da outra Esfera.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos