Roberto Bolaños

Florinda Meza revela que criador de Chaves tinha Parkinson
comentários 21

Colaboração para o UOL

Ouvir texto
0:00
Imprimir Comunicar erro
Ampliar

Florinda Meza presenteia fãs com fotos raras de Chaves6 fotos

5 / 6
Bolaños e Florinda Meza eram casados desde 2004. Ele era pai de Roberto, Paulina, Graciela, Marcela, Teresa e Cecília, frutos do primeiro casamento, com Graciela Fernández Pierre VEJA MAIS > Imagem: Reprodução/Twitter/FlorindaMezaCH

Viúva de Roberto Gómez Bolaños, criador da série Chaves, Florinda Meza revelou em entrevista à TV mexicana a verdadeira causa da morte do marido, em novembro de 2014. Segundo a atriz, Bolaños tinha doença de Parkinson em estágio avançado, e a enfermidade agravou as outras complicações de saúde do comediante.

"Ele [Bolaños] tinha um Parkinson tardio que acelerou todos os seus problemas. Foi muito doloroso ver, dia após dia, meu marido se deteriorar e não poder fazer nada", revelou Florinda Meza, às lágrimas, ao programa "Ventaneando", da TV Azteca.

Reprodução/Twitter/GracielaGomezF
Roberto Gómez Bolaños usa tubo de oxigênio em foto publicada pela filha, Graciela, em maio de 2014

Florinda Meza disse que o marido também sofria de transtornos de personalidade que pioraram nos últimos anos de vida dele. "Um homem tão bom, tolerante, decente, de repente havia se tornado violento comigo e me dizia coisas horríveis", relembrou a atriz.

Bolaños morreu aos 85 anos após uma sequência de infartos em sua casa, em Cancún, cidade litorânea do México. O criador de Chaves tinha problemas respiratórios e de locomoção e passou os últimos anos de vida deitado em uma cama de hospital instalada no próprio quarto. Florinda revelou à TV mexicana ter vivido em estado de pânico por acompanhar a agonia do marido.

"Eu tinha muito medo, na verdade vivi em pânico. Não sei como aguentei. Um verdadeiro pânico nos últimos três anos. Alguém me disse: 'Que vai fazer com sua vida quando Roberto morrer?'. Estou aprendendo a viver de outra maneira. Estou sobrevivendo", contou.

A atriz, de 66 anos, confessou que tapava os ouvidos para não ouvir Bolaños falar sobre a morte e não gostava quando ele dizia ter vontade de escrever um testamento.

"Não queria ouvir. Nós falávamos da morte, ríamos dela, quando estava muito distante, quando trabalhávamos. Mas quando sabe que a morte se aproximava, eu não queria falar disso, e ele dizia: 'Minha bonita, é lógico, tenho que morrer antes de você, sou 20 anos mais velho, é necessário'. Quando ele dizia que queria fazer um testamento, eu me sentia muito mal. 'Por que fazer um testamento se não vai morrer?'. Eu tapava os ouvidos igual ao Chaves, não queria ouvi-lo falar da morte", disse.

De acordo com Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda em Chaves, Bolaños deixou todas as criações artísticas de herança para o filho Roberto Gómez Fernández, produtor e diretor dos desenhos animados de Chaves e Chapolin.

Ampliar

Familiares, amigos e fãs se despedem de Roberto Bolaños, criador de "Chaves"65 fotos

9 / 65
29.nov.2014 - Florinda Meza, mulher de Bolanõs e que interpretava a Dona Florinda, mostra-se abalada ao falar com jornalistas, antes do traslado do corpo do marido de Cancun até a Cidade do México. "Obrigada por todo o apoio que deram a meu Roberto", disse Florinda antes de subir no veículo VEJA MAIS > Imagem: EFE/Alonso Cupul

Veja também

Avatar do usuário

Avatar do usuário

960

Compartilhe:

Ao comentar você concorda com os termos de uso

  • Todos
  • Mais curtidos
  • Escolha do editor
    Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
    Leia os termos de uso

    UOL Cursos Online

    Todos os cursos