Mesmo em baixa, Globo realiza exposição interativa em Portugal

Do UOL, em São Paulo

Mesmo enfrentando dificuldades no mercado local, a Globo está realizando em Portugal a exposição interativa que conta parte da história da teledramaturgia da emissora. Durante um mês, o caminhão da Globo irá percorrer por várias cidades do País --como Lisboa, Setúbal e Figueira da Foz--, de Norte a Sul, Leste a Oeste.

A exposição traz figurinos originais de personagens de novelas e minisséries que fizeram sucesso em Portugal, como "Gabriela", "Caminho das Índias" e "Avenida Brasil", além de promover selfies virtuais com atores da Globo.

As novelas da emissora são exibidas em Portugal pela rede SIC há cerca de vinte anos, mas têm perdido cada vez mais espaço na grade de programação para as produções locais.

Atualmente,  a SIC exibe "Duas Caras", "Alto Astral", "Império" e "Babilônia", segundo informações disponíveis em seu site. O canal deixou de transmitir as novelas da Globo em horário nobre, como às 21h ou 22h, faixa de maior faturamento e audiência, e passou a priorizar produções próprias.

As dificuldades que a Globo enfrenta em Portugal foram reveladas por Roberto Marinho Neto, executivo da emissora em duas áreas, esportes e internacional, em entrevista ao jornalista Mauricio Stycer, do UOL. Segundo Marinho Neto, a Globo hoje tem dificuldades de vender as suas novelas para alguns mercados que antes eram fregueses, como Portugal, por exemplo.

"Um dos nossos trunfos é que a nossa programação tem a cara do Brasil", disse. "Mas isso também pode ser um problema", completou.

Ainda de acordo com Marinho Neto, os portugueses hoje preferem uma novela de qualidade inferior, mas feita em Portugal, com uma história que diga mais respeito à realidade deles.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos