TV mexicana exibe "Avenida Brasil" pela segunda vez em cinco meses
Do UOL, em São Paulo
A TV Azteca, do México, irá lançar na noite desta quarta-feira (11) a reprise de "Avenida Brasil", apenas cinco meses depois de ter sido exibida no país pela primeira vez. A novela da Globo já havia sido transmitida pelo mesmo canal entre fevereiro e outubro do ano passado. A trama de João Emanuel Carneiro será transmitida no lugar de "Salve Jorge", também da Globo.
A "novidade" dividiu opiniões entre internautas mexicanos. Alguns elogiaram a trama, mas criticaram a emissora --a segunda maior TV local e principal concorrente da Televisa-- por reprisar a novela em um curto espaço de tempo.
Licenciada a pelo menos 70% dos países na América Latina, "Avenida Brasil" ainda é considerada um sucesso incondicional entre os hispânicos. Mesmo com todas as dificuldades mercadológicas, como a disputa acirrada com novelas da Televisa, "Avenida Brasil" conseguiu ser líder em audiência em emissoras do Uruguai, do Chile, da Argentina, Costa Rica e Panamá.
No México, "Avenida Brasil" não conquistou a liderança, mas triplicou os números e registrou o posto de telenovela mais assistida da TV Azteca.
Uma trama da Globo não tinha tanta repercussão na América Latina desde "O Clone, em 2001. Ao todo, a novela de João Emanuel Carneiro foi exportada para mais de 130 países e dublada em 18 idiomas.