Irmão de Fausto Fanti faz apelo sobre a depressão: "Terapia não é frescura"

Do UOL, no Rio

Franco Fanti, irmão do humorista Fausto Fanti, usou seu perfil do Facebook para fazer um longo desabafo sobre a depressão. Segundo Franco, foi a doença a responsável por fazer Fausto tirar a própria vida, aos 35 anos, na última semana.

"Existem diversas razões pela qual uma pessoa escolhe esse caminho de tirar a própria vida, um deles é a depressão. Não pretendo entrar em detalhes dos sintomas e curas desta doença, mas quero sim deixar claro que é uma doença séria que precisa de tratamento", escreveu Franco.

Ele prosseguiu dizendo que espera torce para que o assunto ganhe maior relevância e perca o estigma de "coisa para quem é maluco". "Assim espero que se divulgue e se fale mais de como é saudável cuidarmos da nossa mente, que se fale mais da seriedade dessa doença, que as pessoas não deixem de buscar tratamento psicológico por preconceito e ignorância. Terapia e psicologia não é frescura", ressaltou.

Livre Arbítrio

Franco Fanti aproveitou o texto para agradecer o carinho recebido por amigos e familiares. "O suicídio do meu irmão aliado ao carinho de tanta, tanta, tanta gente, me fez perceber algo que pra mim já era claro: estamos todos conectados", opinou.

Elogioado pela força com que tem conduzido toda a situação, Franco explicou ainda que não se culpa pela morte do irmão. "Quando alguém próximo a você comete suicídio quase todos que conheciam a pessoa tem a sensação de que poderiam ter salvado ela, caso tivessem feito ou deixado de fazer algo. Esse sentimento é um equívoco pois ele só surge diante de uma perspectiva que não se tinha antes do ocorrido", disse.

Fausto Fanti, do programa "Hermes e Renato", foi encontrado morto em seu apartamento em São Paulo no último dia 30 de julho. Um velório foi realizado no Cemitério do Araçá, em São Paulo, e outro em Petrópolis, no Rio de Janeiro. Ele tinha uma filha de oito anos.


Leia o texto na íntegra

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos