Por que admiro Fausto Fanti e sua carreira dedicada à zoeira

Marcos Mion*

Especial para o UOL

  • Edu Moraes/Record

    Marcos Mion com a equipe de "Legendários", na Record. Fausto Fanti é o segundo da direita para a esquerda, caracterizado como o personagem Marcinho Lengruber

    Marcos Mion com a equipe de "Legendários", na Record. Fausto Fanti é o segundo da direita para a esquerda, caracterizado como o personagem Marcinho Lengruber

O grupo Hermes & Renato estreou na MTV no mesmo ano que eu e o "Piores Clipes do Mundo", em 1999. Não existia YouTube. Mal existia internet. E mesmo assim, em uma emissora que era ainda menor naquela época, chamamos a atenção do país.

Fomos considerados a "nova safra", "a grande novidade do humor brasileiro" e muitos outros títulos parecidos. Popularizamos a MTV de forma inédita e viramos referência pra todos que chegariam.

Obviamente, cada um seguiu sua carreira da forma que acreditou. Eu optei pelo caminho da comunicação popular, e eles seguiram subvertendo e anarquizando, doa a quem doer, com o melhor do humor zoeiro, irresponsável, inspirador e, como eles mesmo dizem, o humor mais "sacanageiro" já feito nesse pais.

Uma das coisas menos favorecidas da minha geração foi ter recebido a invenção e popularização do YouTube já com alguns anos de vanguardismo nas costas. Fomos, cada um a seu estilo, inspiração pra uma nova geração que nos assistiu, mas que, com a ferramenta da web, ela própria se tornou referência nacional quando começou a seguir os passos no caminho já aberto. Digo isso por um simples motivo: se não fosse Hermes & Renato não existiria Porta dos Fundos e nenhum outro canal de esquetes bem-humoradas na internet.

Quem trouxe isso de forma inédita foi o Fausto. As imagens dele criança gravando videos já com Adriano, Felipinho e Marco são emocionantes. Uma criança que já mostrava as características que o transformaria em um dos mais incríveis intérpretes de personagens que já tivemos.

A forma do Fausto de pensar o humor, com influência forte de Trapalhões, Monty Python e até Mazzaropi, era encantadora.

Tive a honra de conviver de perto com eles e acompanhar o processo de criação e liderança do Fausto. Aliás, foi um grande duelo interno para mim. Pois, da mesma forma que minha posição me obrigava a olhar com "olhos de TV aberta" e com os olhos da Record, uma emissora que tem seu padrão de qualidade, uma emissora da qual seu público espera um certo tipo de comportamento, eu simplesmente vibrava com cada ideia absurda, crítica, ousada que eles me traziam!

Fizemos coisas incríveis na Record. Foi demais ver onde a criatividade deles chegou com mais verba e recurso! Eu tenho muito orgulho de ter levado o talento deles, através da TV aberta, para um público maior. Essa sempre foi minha vontade. Eu sou fã desses caras! Queria que o pais inteiro conhecesse e admirasse o que eu já conhecia e admirava.

O que mais admiro no Fausto e no grupo? Eles não fazem concessões. Acreditam no humor pensado, roteirizado e atuado por eles. Sempre souberam o que queriam e nunca abriram mão disso. Uma carreira dedicada à zoeira, à brincadeira de rua... Nada pode ser mais romântico e inspirador para o humor nacional. E quem criou isso? Quem começou isso? Quem comandou isso por tantos anos? Fausto Fanti.

* Marcos Mion é apresentador do programa "Legendários", da Record. Em 2010, ele levou o grupo Hermes & Renato, que estava na MTV, para trabalhar com ele 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos