A Regra do Jogo

"A Regra do Jogo" tem personagens dúbios e favela de "ficção científica"

Giselle de Almeida*

Do UOL, no Rio

Não é de hoje que João Emanuel Carneiro gosta de embaralhar bem e mal em seus personagens. Quem não se lembra da brincadeira de quem é vilã e quem é mocinha em "A Favorita"? Ou da protagonista com sede de vingança e, portanto, autora de atitudes questionáveis, em "Avenida Brasil"? Em "A Regra do Jogo", que estreia nesta segunda-feira (31) na faixa das 21h, o escritor potencializa esse olhar que enxerga áreas cinzentas onde os folhetins costumam segregar entre branco e preto. A figura dúbia de Romero Rômulo, o ex-vereador e fundador de uma ONG vivido por Alexandre Nero, caminha na mesma corda bamba que define muitos outros perfis da história. 

"A história fala sobre até que ponto você pode ser absolvido ou julgado como culpado, o limite entre certo e errado. E isso acontece com vários personagens", filosofa o escritor, que já escreveu 60 dos 167 capítulos previstos para a trama, que tem ainda Giovanna Antonelli como uma estelionatária inescrupulosa.

No meio de tanta gente de caráter duvidoso, Cauã Reymond diz que seu maior estímulo é construir um herói que conquiste o público: nas suas mãos está a criação do lutador de MMA Juliano, que alega ter sido preso por um crime que não cometeu. "É aquele personagem que realmente tem um caráter, tem honra e eu tenho muito prazer em fazer porque hoje em dia está todo mundo apaixonado pelo vilão. Eu coloquei isso como um desafio mesmo, tentar fazer um mocinho forte como o João falou. Juliano é um justiceiro do bem", conta.

Representante do núcleo cômico do folhetim, Marcos Caruso, que interpreta o playboy decadente Feliciano, diz que ainda está descobrindo características de seu personagem. "Recebi 24 capítulos e não sei onde está o lado mau ou bom. A vida não é assim, um dia você acorda bem, outro dia acorda mal, tem um dia de fúria? 'A Regra do Jogo' é isso", afirma.

João Cotta/TV Globo
Cauã Reymond diz que o desafio é construir um mocinho que cause empatia

"Não existe fórmula para o sucesso"

Com a responsabilidade de levantar a audiência das 21h após os números abaixo do esperado de "Babilônia", o escritor também tem sobre os ombros a cobrança de repetir o sucesso do fenômeno "Avenida Brasil". Mas ele diz não encarar a tarefa como pressão. "É sempre desafiador começar uma coisa nova, o desafio é sempre bom. Vou fazer o melhor possível", garante.
 
Parceira da novela anterior, a diretora de núcleo Amora Mautner aposta num método diferente de direção no novo trabalho, e conta que cada empreitada na TV é um risco. "Depois de 'Avenida Brasil' a gente teve uma novela que fez muito sucesso, que foi 'Império', então eu acho que isso deixa claro que o público ainda gosta de ver novela, aprecia novelas, espera por novelas e acho que faz parte da nossa natureza. Não existe fórmula para o sucesso, a única fórmula que existe é sobre o fracasso, que é tentar agradar todo mundo. Nosso negócio é de risco, graças a Deus, se não ele para de ser artístico", diz.
 
Boa parte da trama de "A Regra do Jogo" se passa em uma comunidade fictícia, o Morro da Macaca, onde Adisabeba (Susana Vieira) é dona da boate Caverna da Macaca e MC Merlô (Juliano Cazarré) é um funkeiro de sucesso. O diferencial desta favela para outras vistas recentemente na ficção, como em "Babilônia" e " I Love Paraisópolis", é que é justamente um lugar inventado, diz Carneiro. "É um morro que não existe, é um pouco inspirado no Vidigal (localizado na Zona Sul do Rio), mas meio ficção científica", compara o autor, sobre a favela que "deu certo".
 
Para Cazarré, é bom que as favelas estejam em alta nas novelas. "É bom o Brasil virar o olho para a comunidade, é uma cobrança que escuto desde criança. A TV não tem pobre, não tem favela. E a comunidade cenográfica é uma construção bem realista. O núcleo do Merlô tem uma certa liberdade poética. Estou inventando esse funkeiro, tem um pouco de fantasia, uma brincadeira também", conta.
 
* Colaborou Ana Cora Lima
Cenas de "A Regra do Jogo"
Cenas de "A Regra do Jogo"

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos