Irmão de Rafael Vitti, Francisco mantém "reinado" da família em "Malhação"
Giselle de Almeida
Do UOL, no Rio
-
Reprodução/Instagram/rafaavitti
Sai um irmão, entra outro: Rafael Vitti se despede na novela nesta temporada, e Francisco Vitti faz sua estreia na TV
As fãs não precisam se preocupar, porque o reinado dos Vitti permanece intocado em "Malhação". Enquanto o primogênito Rafael, sucesso entre as adolescentes como Pedro, faz sua despedida da novela na próxima sexta-feira (14), o caçula Francisco se prepara para estrear na nova temporada da atração, que chega segunda.
Com a vocação herdada do pai, João Vitti, e da mãe, Valéria Alencar, os dois comemoram a coincidência, que vira até piada na família. "As pessoas falam que essa temporada de 'Malhação' só tem filhos de atores famosos, mas não é o meu caso. Quem sabe meus filhos me botem lá?", brinca João, 47, que fez participação no folhetim em março.
Estudante de teatro há cinco anos e com alguns trabalhos em cinema no currículo, Francisco, 18, tem um bom exemplo do que vem pela frente: com a sensação de dever cumprido, Rafael, 19, diz que estrear na novela "foi um grande começo". "Cheguei com atores da mesma geração, e isso criou uma união muito grande. Aprendi como funciona a televisão e isso abriu as portas para a minha comunicação com os jovens", conta ele, que junto com a ex, Isabella Santoni, conquistou uma legião de "perináticos", os entusiastas do casal Perina.
Mas o aprendizado vai além, sublinha o irmão mais velho. "É um desenvolvimento como ser humano, um convívio obrigatório com muita gente diferente. Você descobre onde é seu espaço, o respeito, o cuidado com o parceiro de cena. Mas ele é um menino de ouro, o moleque tem muito talento e a cabeça no lugar. Não tem esse deslumbramento de querer ser celebridade. Nosso ofício é de artista, ficar famoso não é a onda dele", afirma.
Elogio de irmão é suspeito, mas o discurso equilibrado se repete no caçula e também no pai. Nos momentos que passam juntos - a hora das refeições é o momento preferido da família -, trabalho é o tópico menos popular das discussões caseiras. Mas isso não significa que João deixe de orientar os meninos em relação aos deveres e responsabilidades da carreira, que ganha outro status quando se está na televisão. "Passo pra eles que eles falam para milhares de pessoas, que se inspiram neles, que os admiram. E é importante retribuir, pequenos gestos fazem muita diferença", diz.