Fogaça não planejava falar da filha no "MasterChef": "Sou um cara de sorte"

Do UOL, em São Paulo

Durante a décima eliminação do "MasterChef" na última terça-feira (21), Henrique Fogaça emocionou o público ao citar o problema da filha Olívia, 8 anos, que se alimenta por sonda e não sente o gosto dos alimentos.

Ao UOL, o chef disse ter ficado surpreso com a repercussão, pois não planejava falar da menina naquele momento. No dia a dia, ele costuma ser discreto em relação a sua vida privada e evita falar de Olívia para preservá-la. "Foi um momento curioso. Estávamos passando alguns dias difíceis, minha filha estava no hospital. Quando provei o prato dos participantes [Marcos, Aritana, Carla], lembrei da comida do hospital, o que imediatamente me fez pensar em minha filha e acabei fazendo um desabafo. Foi automático", contou.

Reprodução/Facebook/Henrique Fogaça
Olívia, 8 anos, filha do chef de cozinha Henrique Fogaça

Pai também do João, 7, Fogaça garante que ter uma filha com deficiência o fez enxergar os pequenos prazeres da vida, aos quais costumamos nos dar conta apenas nos momentos difíceis. "Todos nós passamos por dificuldades. A Olívia não é um fardo, é minha filha que eu amo, como amo também meu filho. Sou um cara de sorte que encara a vida de frente e derruba os obstáculos sem deixar eles me derrubarem, aprendendo sempre. Com a Olívia aprendi a ter outros valores de vida, aprendi que para viver é preciso apenas um sorriso", afirmou.

Olívia nasceu especial e até hoje os médicos não conseguiram chegar a um diagnóstico conclusivo sobre a síndrome dela. Atualmente, ela vive bem na casa do chef e de sua família e eles contam com uma enfermeira para ajudar nos cuidados diários. 

Motivado pela deficiência da filha, o chef do Sal ministra aulas de culinária na Fundição Especializada Industrial (Fundesp) para crianças especiais desde 2010.

"A Olívia me inspira de diversas maneiras. A dar o meu melhor, a aproveitar a vida fazendo o bem, em acreditar no meu trabalho e viver cercado de pessoas que me fazem crescer. O sorriso dela é o que me inspira", declarou ele.

Mais cedo, o chef publicou uma imagem da garota sorrindo em sua página no Facebook. "Bom dia... Sorria... Agradeça pela vida... Ela está te filmando... #Oliviafogaça", escreveu ele na rede social.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos