Fim de temporada de Game of Thrones bate recordes de audiência e pirataria

Do UOL, em São Paulo

"Game of Thrones" bateu seu recorde de audiência com o final da quinta temporada, que foi ao ar no último domingo (14) – e, como se não fosse suficiente, superou também seu recorde de pirataria.  

Com um fim chocante, que causou comoção entre os fãs, o episódio foi visto por 8,1 milhões de pessoas nos Estados Unidos, de acordo com dados da consultoria Nielsen divulgados pela revista "Variety". E ele foi baixado 1,5 milhões de vezes em oito horas, segundo o site TorrentFreak.

O recorde anterior de audiência era do episódio de estreia da quinta temporada, que foi visto por 8 milhões de espectadores. Ele superou o sétimo da quarta temporada, que foi visto por 7,195 milhões de pessoas.

Em relação aos episódios pirateados, o recordista anterior foi o quinto desta temporada, intitulado "Kill the Boy": ele teve 2,2 milhões de downloads em doze horas. O TorrentFreak estima que "Mother's Mercy", o último, deva atingir a marca de 10 milhões de cópias baixados no próximos dias.

O final

"Game of Thrones" nunca teve pudor em matar seus personagens – e deixou isso claro desde a primeira temporada, em que o herói Ned Stark (Sean Bean) foi cruelmente decapitado. O final da quinta temporada não foi diferente: o público se despediu de vários personagens, incluindo um protagonista querido, em um dos finais mais sangrentos da série até agora.

ALERTA: O TEXTO ABAIXO CONTÉM SPOILERS. SE VOCÊ NÃO QUER SABER DETALHES DA SÉRIE, NÃO LEIA.

A principal perda foi a de Jon Snow (Kit Harington). Ele foi vítima de uma emboscada e acabou esfaqueado por vários de seus irmãos da Patrulha. Mas quem deu o golpe final, em seu coração, foi o pequeno Olly (Brenock O'Connor).

A perda foi muito sentida pelos fãs da série nas redes sociais. E para completar a tristeza, o ator Kit Harington afirmou em entrevista à revista "Entertainment Weekly" que não irá voltar para a sexta temporada. Apesar disso, existem várias teorias quanto ao real destino do personagem, já que George R. R. Martin, o autor dos livros "As Crônicas de Gelo e Fogo", declarou, em 2011: "Oh, vocês acham que ele está morto? Meus leitores deveriam saber que não dá para levar nada como verdade absoluta".

 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos