Em prêmio, Gagliasso discursa por fim da censura a beijos gays nas novelas

Giselle Almeida

Do UOL, no Rio de Janeiro

Bruno Gagliasso recebeu o troféu de Melhor Ator no Prêmio Contigo! por sua atuação como o serial killer Edu, na série "Dupla Identidade", na noite desta segunda-feira (8). Em seu discurso de agradecimento, o ator lembrou a censura que sofreu com seu personagem gay em "América" e pediu o fim do retrocesso na televisão, citando as mudanças feitas em "Babilônia", novela em que ele interpreta Murilo.

"Em "América", vivi um personagem que se descobria homossexual. Fiz com tesão, porque sou movido a tesão, paixão. Nessa novela gravamos um beijo gay e faltando uma hora para ir ao ar cortaram sem avisar aos atores. Fiquei muito triste porque me senti censurado. Quando teve a novela do Mateus Solano [Amor à Vida] fiquei torcendo muito porque achei que ia ser um grande passo para o Brasil. E agora faço uma novela com a Fernanda Montenegro, vi um beijo gay e não vi mais. Isso me deixou muito triste", disse.

Gagliasso também afirmou ter escolhido ser ator pela vontade de transformar. Ele contou que precisou pedir para fazer o teste para interpretar o assassino em série de "Dupla Identidade" e que inicialmente foi desencorajado a pegar o papel por ser considerado muito jovem para o personagem.

"O que me move é a paixão. Não vamos dar um passo para trás. Vamos bater o pé. O desabafo é esse. Quero continuar fazendo o que eu faço para transformar, se não, vou deixar de fazer", declarou ele, que foi aplaudido de pé pela plateia de artistas que compareceu ao Copacabana Palace.

Um pouco antes de Gagliasso subir ao palco, o ator Luis Miranda também discursou em favor da liberdade dos atores, ao ser escolhido o melhor ator coadjuvante. "A gente está vivendo um momento de retrocesso, mas através da arte nós podemos transformar muita coisa", disse ele que recebeu o prêmio por sua interpretação da transgênero Dorothy, de "Geração Brasil".

Na abertura da cerimônia, Fernanda Montenegro, apresentadora do prêmio, fez uma bricandeira sobre a polêmica envolvendo beijos gays na TV. "Convido ao palco essa pessoa que dividirá comigo o primeiro beijo gay do Prêmio Contigo!", disse ela ao anunciar a presença do ator Mateus Solano, para em seguida dar um selinho no ator.

Solano e o ator Thiago Fragoso viveram o casal Félix e Niko em "Amor à Vida" e protagonizaram um beijo no capítulo final da trama, em 2014.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos