Babilônia

Aguinaldo Silva comenta mudanças em "Babilônia": "Eu deixaria de dormir"

Ana Cora Lima

Do UOL, no Rio

O escritor Aguinaldo Silva afirmou que perderia o sono se alguma novela sua enfrentasse a baixa audiência de "Babilônia" e a rejeição dos telespectadores como a atual novela das nove - que precisou ser reescrita e mudar os rumos de muitos personagens, após ser criticada pelo público.

"Se acontecesse com a minha novela essa coisa de audiência baixa eu deixaria de dormir e ficaria 24 horas reescrevendo, lutando pela novela porque essa é a minha função: fazer novelas que dão sucesso", contou o autor, que esteve no 17ª Prêmio Contigo de TV, no Copacabana Palace, nesta segunda-feira (8).

Antes de assistir ao prêmio, em que concorreu  - e venceu- na categoria melhor autor e melhor novela, Aguinaldo disse que novela não é escrita para satisfação pessoal e que se o público não gosta, ela deve ser repensada.

"Meus amigos [os autores Gilberto Braga, João Ximenes Braga e Ricardo Linhares] fizeram bem de reescrever. Você tem que fazer o que público quer ver. Fizeram certo e eu mudaria também", opinou.

"Está comprovado que público não quer ver beijo gay"

Em entrevista recente ao jornal "O Globo", Gilberto Braga, um dos autores de "Babilônia", disse que a sinopse da história foi entregue um ano antes ao setor de teledramaturgia da Globo e nada lhe foi dito sobre a trama ter um personagem cafetão, um casal de lésbicas idosas e uma garota de programa.

"Uma coisa é ler no papel e outra coisa é você ver a imagem e aí é quando você tem o choque. E isso é uma coisa positiva, que mostra que a emissora dá liberdade. Se não der certo, a responsabilidade é do autor de mudar", comentou Aguinaldo Silva.

Apesar de ter retratado personagens homossexuais em "Império", o autor disse que não é a favor do beijo gay e demonstrou certa compreensão com a rejeição de muitos telespectadores ao beijo trocado entre as personagens de Fernanda Montenegro e Nathalia Timberg em "Babilônia".

"Não vi o beijo. Na minha novela teve três personagens homossexuais. O público, e quando falo em público, falo em 40 milhões de pessoas, está comprovado que o público não quer ver um beijo gay. Não querem ver porque estão ali com a família e temos que aceitar isso. Nas minhas novelas não tem beijo gay. Sempre digo: "Beijo gay só na minha casa", contou ele.

"Império" vence seis prêmios"

Silva também comentou o reconhecimento que "Império" recebeu na noite. A novela recebeu seis prêmios na cerimônia, entre eles o de melhor autor. "O grande acerto de 'Império' foi ter apostado em um protagonista [o Comendador, vivido por Alexandre Nero] para a novela das nove. Sempre eram mulheres e apostei no homem. Também teve a direção e escolha do elenco", disse ele, que admite ficar fissurado por ter bons números no Ibope.

"Sou faminto por audiência, voraz e quero sempre o sucesso", contou ele, que está de férias e já está escrevendo um novo trabalho. "Ainda não sei se é minissérie ou seriado", adiantou.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos