Jornalista do "JN", Maju ganha música inspirada em suas previsões do tempo

Vivian Ortiz

Do UOL, em São Paulo

Nova garota do tempo do "Jornal Nacional", Maria Júlia Coutinho inspirou o compositor e cantor Jarbas Bittencourt a criar a música "Tempo Firme". O vídeo da canção foi publicado no Youtube em 23 de maio e, até a madrugada desta quinta-feira (28), tinha pouco mais de 1300 visualizações, com vários comentários aprovando a homenagem, cujos versos dizem:  "Não há um dia de sol, uma noite de chuva não há, se Maria Júlia não passar".

"Ai ai ai ai ai, assim mata a Maju do coração. Ganhei uma música que conta com trechos minha fala na previsão do tempo.#‎muitoamor #‎gratidão", escreveu a jornalista, que divulgou a homenagem em seu perfil pessoal no Facebook. 

Em entrevista por telefone com o UOL, Jarbas contou que ainda não conhece Maria Júlia pessoalmente e nunca trocou nenhuma mensagem. "Mas como é o som da voz dela que cria essa poesia toda, tinha que estar na canção", explicou, ressaltando que o material publicado na internet foi feito entre 20 e 23 de maio, período em que a cidade de Salvador foi atingida por fortes chuvas.

Andréa Magnoni/Divulgação
Músico e compositor Jarbas Bittencourt

"Foi tudo muito rápido e lúdico. Fiz no computador de casa mesmo, gravando com equipamento doméstico, no meu estúdio caseiro", disse ele, que é diretor musical do Bando de Teatro Olodum e trabalha com trilhas sonoras há 20 anos.

A inspiração veio por Maria Júlia representar uma inovação na linguagem do jornalismo na TV brasileira. "Ela entende do assunto e explica de maneira informal e próxima do público. Também foi uma ruptura de um padrão que o público estava habituado, pois é a primeira apresentadora negra na função. Isso emana coisas muito fortes", destacou.

Um fato que chamou a atenção de Jarbas foi a identificação das pessoas com essa admiração dele pela jornalista: "Fico feliz porque o público elogia a música, mas sempre dizendo 'parabéns Maju', 'Que bom que você está com a gente'. Isso mostra que o trabalho dela está atingindo várias pessoas".
 
Informalidade
Maria Júlia Coutinho é a primeira jornalista negra da TV Globo a assumir a previsão do tempo no principal telejornal da emissora, o "Jornal Nacional". No entanto, ela já havia estreado na função de moça do tempo no "Bom Dia São Paulo" e "Bom Dia Brasil", durante a licença maternidade da colega Eliana Marques.
 
Em entrevista ao UOL, Maju se disse satisfeita por conseguir informar com um pouco de informalidade – marca da nova versão do jornalístico. "Acho que tenho conseguido colocar em prática aquilo que sempre acreditei: informar usando uma linguagem mais coloquial. Creio que estou conseguindo usar a informalidade, sem abusar dela. A maior parte do retorno que recebo é positiva", contou.
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos