I Love Paraisópolis

Com 30 anos de Globo, Danton Mello volta às novelas e diz sentir-se jovem

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

No ano em que comemora 30 anos de Rede Globo, o quase quarentão Danton Mello retorna às novelas após cinco anos afastado -- e diz sentir-se jovem. Na próxima trama das sete "I Love Paraisópolis", prevista para estrear no dia 11 de maio, o ator interpretará o honesto auditor fiscal Cícero e viverá um romance com Danda (Tatá Werneck).

"Engraçado pegar o primeiro capítulo e pensar que tem mais 150 pela frente. Cresci fazendo novela, foi a minha escola e estava sentindo falta. Estou doido para chegar aos estúdios, gravar 30 cenas por dia, ter muito texto para decorar, trabalhar aos finais de semana, ter um personagem por muito tempo... Foi isso que aprendi a fazer e estou feliz", contou Danton durante gravação no aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Atualmente no elenco do seriado "Tá no Ar" -- que deve ter uma terceira temporada-- Danton não pensava em assumir um compromisso de longa duração, mas acabou cedendo. "Tinha outros planos para esse ano, cinema, teatro, não estava esperando esse convite. E quando veio abri mão dos projetos para fazer novela. Fazia muito tempo, gosto da correria", completou.

Com 16 kg a menos e 35 anos de carreira, Danton prefere não escolher um trabalho predileto, mas lembra com carinho de "Malhação", que está completado 20 anos, e do folhetim "A Gata Comeu", sua primeira novela. 

"'Malhação' me levou a outro patamar [carreira]. Mostrou que eu poderia fazer personagens importantes, que aguentava o volume de cenas. Me olho no espelho e me acho jovem. A cada trabalho que faço fico nervoso, inseguro. Acho legal ter esse nervosismo, faz você crescer, abrir a cabeça para outros assuntos. Não acredito que já fiz tanta coisa", afirmou.

Na trama de Alcides Nogueira e Mário Teixeira, Cícero não abandonará suas origens, apesar de ganhar um dinheiro bom como auditor, e será responsável por implantar projetos sociais na comunidade onde vive. Ele também irá lutar por melhorias e será considerado uma liderança comunitária.

"Acho que meu personagem será um exemplo. Ele é ético, íntegro, correto. Fico feliz de mostrar que é possível ser correto", disse Danton. 

Sem humor

O ator adiantou alguns detalhes sobre o romance improvável entre Cícero e Danda, e descartou fazer um personagem com aspectos de humor.

"Ele é apaixonado pela Danda. Mas é um amor não correspondido. Ele é muito certinho e ela é uma p*** louca... Daí vêm as situações engraçadas. Vão formar uma dupla boa. Um acaba completando o outro". "Tenho feito muita comédia nos últimos anos e esse personagem é mais sério, correto. Vou deixar a comédia para minha parceira, a Tatá Werneck", completou.

Sobre a ausência do irmão, o ator e diretor Selton Mello, longe das novelas desde 1999, Danton acredita que um dia ele volta. "Falo que ele deveria fazer novelas, mas ele trilhou outro caminho. Ele é diretor, quer conduzir os próprios projetos. Mas ele é sempre convidado. Fica balançado, mas..."

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos