Autor diz que adoraria um filme de "Game of Thrones": "Eu amo esta ideia"

Do UOL, no Rio

  • Kevin Winter/AFP

    O escritor George R.R. Martin

    O escritor George R.R. Martin

A menos de um mês da estreia da quinta temporada de "Game of Thrones", que estreia no Brasil pela HBO, no dia 12 de abril, o escritor George R.R. Martin atiça os fãs, declarando que é a favor de um longa-metragem da saga. Segundo a "Variety", o autor afirmou que é um entusiasta da ideia em seu blog oficial, mas negou que tenha feito alguma proposta nesse sentido. 

"Vejo que algumas reportagens, de vez em quando, levantam a questão da conclusão da série com um ou dois longas-metragens. E algumas atribuem essa ideia a mim. Deixe-me afirmar, mais uma vez, que, apesar de eu amar esta ideia, ela não começou comigo. Eu recebi essa sugestão e a apoiei com entusiasmo", explicou Martin, sem esconder sua empolgação com a possibilidade de ver seus personagens na tela grande.

"Claro, eu amo esta ideia. Por que não? Que escritor de fantasia não amaria a ideia de lançar um filme épico de centenas de milhões? E o sucesso recente da experiência do IMAX mostra que o público está disposto para esse filme. Se nós fizermos, eles virão. Mas vamos fazer? Não tenho nenhuma ideia", completou.

A visão do escritor bate de frente com a da HBO. Em entrevista à "EW", o executivo Michael Lombardo declarou que um longa não está nos planos do canal. "Quando você começa uma série, a promessa é que a sua assinatura da HBO de que você vai levar os telespectadores até o final daquilo. Sinto que, em algum nível, um filme seria uma mudança nas regras: agora você tem que comprar um ingresso para ver como a história termina", afirmou.

Divulgação
Pôster da quinta temporada de "Game of Thrones"

Martin comentou ainda a eterna discussão sobre a duração ideal da série. Segundo ele, a emissora gostaria de ver a atração no ar por dez anos, mas os criadores David Benioff e Dan Weiss já declararam diversas vezes que veem como sete o número ideal para contar a saga da disputa pelo Trono de Ferro.

"Eu não sei quantas temporadas a série vai ter, e ninguém sabe. O que eu sei é que David e Dan veem o programa terminando em sete temporadas. Também sei que a HBO quer que a atração dure mais do que isso. Sei que desde o início de tudo, bem, na verdade, desde o dia seguinte ao segundo episódio da primeira temporada ir ao ar, quando almocei com um dos altos executivos da HBO, ele me disse: 'Queremos que dure dez anos'. Dez anos me pareceu razoável. Continuo ouvindo desejos semelhantes do canal toda vez que eu me encontro com eles em Los Angeles ou Nova York", concluiu Martin.

Já Lombardo é mais enfático. Ainda em entrevista à "EW", o executivo do canal afirmou que os três anos a menos seria uma ideia "apavorante" para ele. "Esta é a parte difícil do que nós fazemos. Começamos esta jornada com David and Dan, é a visão deles. Eu, como fã e profissional, gostaria que o programa durasse dez anos? Claro", admitiu ele, afirmando que a decisão só será tomada após um acordo com os líderes criativos da atração.
 
"Teremos uma conversa honesta que explora todas as possibilidades. Se eles não estiverem confortáveis com a ideia de ter mais que sete temporadas, confio neles e acredito que será a melhor decisão — por mais horripilante que isso seja para mim. O que eu não vou fazer é ter um programa que se estenda além do que os criadores acreditam que seja o final da história".
 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos