Xuxa cutuca a Globo: "Meu sonho é fazer o que quero, antes não podia"

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Durante a entrevista coletiva na tarde desta quinta-feira (5), para anunciar seu contrato com a Record, Xuxa afirmou que de sua relação de quase 30 anos com a Globo ficaram boas lembranças. Mas, ao falar sobre o projeto em andamento na nova casa, a apresentadora deu uma cutucada em sua antiga emissora, dizendo que agora pretende fazer o que bem entender.

"Meu sonho é fazer o que eu quero, antes eu não podia. Eu não podia cantar lá, tinha que pedir permissão, mesmo no Dia das Crianças. Eles falavam que o foco tinha que ser a família e não a criança. Porque já tenho voz infantil. Não podia fazer assistencialismo, porque, como vocês sabem, lá tem um projeto para isso, o 'Criança Esperança'", afirmou a apresentadora. 

Xuxa também afirmou que seu desejo é comandar um programa ao vivo. "Agora eu posso fazer tudo, não significa que farei. Estou mais solta, fiquei muitos anos presa. Não preciso pedir permissão. É difícil trabalhar em um lugar onde você não pode isso e aquilo", concluiu.

Apesar da cutucada, a loira fez questão de defender sua trajetória na Globo. "Tenho uma história de boas lembranças com a Rede Globo. Não irei apagar isso da minha história. Não quero que ninguém fale mal da casa onde vivi e avisei isso para o Marcelo. Agora, se a Globo irá lembrar de mim ou não nos seus 50 anos não posso responder por eles", declarou.

Por conta da estreita relação da rede Record com a Igreja Universal do Reino de Deus, ficou a cargo do vice-presidente Marcelo Silva -- que também é bispo -- responder sobre a possibilidade de Xuxa receber convidados ligados a outras religiões, como o Padre Marcelo Rossi, por exemplo, com quem ela já conversou e se apresentou várias vezes. "Não existe preconceito na emissora. Uma vez chamamos e ele recusou", disse. A nova funcionária ainda brincou ao ouvir o nome do Padre -- "Marcelo Rossi e Fábio de Mello também". 

Mudança de emissora

No dia 3 de fevereiro, o colunista do UOL Ricardo Feltrin anunciou que a apresentadora Xuxa Meneghel, 51 anos, havia decidido fechar contrato com a Record. Ela vinha negociando com a direção da emissora havia pelo menos um ano -- desde que foi afastada do ar na Globo. O colunista Flávio Ricco apontou que as conversas estavam adiantadas em novembro de 2014.

Não foram revelados valores da negociação, mas certamente está entre as mais caras contratações da história da TV brasileira. Especula-se que Xuxa vá receber R$ 1 milhão de salário e mais participação em merchandisings e faturamento comercial de seus programas.

Só o novo salário seria ao menos cinco vezes o que Xuxa supostamente recebia na Globo, cerca de R$ 200 mil (fora do ar).

Trata-se da maior contratação também da gestão de Marcelo Silva, que substitui Honorilton Gonçalves na vice-presidência artística da casa.

Para fechar contrato, Xuxa teve de esquecer o passado. Ela já acionou judicialmente a Igreja Universal (e venceu) porque um veículo da igreja a chamou de "satanista".

Havia a expectativa de que Xuxa fosse anunciada como contratada da Record durante a apresentação da programação 2015 da emissora, que aconteceu em fevereiro. Na ocasião, porém, o vice-presidente artístico e de produção da Record, Marcelo Silva, disse que a chegada da 'rainha dos baixinhos' seria anunciada juntamente com ela, quando todos os detalhes estivessem acertados. Ele aproveitou ainda para dizer que a Record não pretende reduzir seu quadro de funcionários por conta da admissão da estrela: "Ninguém vai ser demitido por causa da Xuxa."

Globo
Na Globo, Xuxa estava na "geladeira" havia mais de um ano. A emissora dos Marinho, aparentemente, não tinha mais espaço para ela, que foi uma das principais e mais rentáveis estrelas da casa por quase 30 anos.

Depois que soube que a Record estava interessada em seu passe, a Globo até teria reiniciado conversas com a apresentadora, mas a falta absoluta de espaço em sua grade de programação fez com que as novas tratativas fracassassem.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos