Marília Gabriela anuncia fim de seu programa e saída do SBT

Amanda Serra

Do UOL, em São Paulo

Sem especulações, sem alardes, a apresentadora Marília Gabriela anunciou na manhã desta terça-feira (20) que está deixando o SBT para se dedicar ao teatro, ao canto e às aulas de filosofia. A jornalista comanda nas noites de domingo o talk-show "De Frente com Gabi" na emissora, na qual já havia apresentado anteriormente outros programas, como "Gabi Quase Proibida", "First Class" e "SBT Repórter". A atração fica no ar até o final de fevereiro com entrevistas inéditas e, depois disso, o "Conexão Repórter" ocupará o horário.

"Tive um 2014 complicado, perguntas do tipo: 'O que sou? Para onde vou?'. Estava me sentindo repetitiva e isso não era justo comigo e nem com o público. Estou partindo para outra. Preciso de algumas respostas muito íntimas, particulares, que só vou conseguir não fazendo um programa de televisão no qual faço perguntas. Estou sentindo falta de outros recursos", contou a apresentadora em entrevista a jornalistas na sede do SBT, em Osasco, Grande São Paulo. Em tom de brincadeira, ela disse que o motivo de sua saída é "crise de personalidade".

"Passei um 2014 pensando na vida. Perdi amigos. Fiquei pensando o que seria importante para mim. Ainda não tenho todas as respostas, mas estou fazendo uma peça que vai levar o ano todo. Tenho dois livros que quero fazer. Quero fazer aulas com o [filósofo e ensaísta Luiz Felipe] Pondé. Ele é um sábio, quero que ele me ensine, embora eu não vá conseguir as respostas, quero elaborar mais as perguntas. De onde vim? Para onde vou? Para que sirvo? Quero voltar a cantar, consertei meu piano", detalhou Gabi.

Com planos de estudar, cantar e escrever, Marília afirmou estar satisfeita com a decisão que tomou e descartou ter um programa noturno na Globo -- "Não vou apresentar nenhum talk-show na Globo". "Sou profundamente complicada com o conceito felicidade. Mas posso dizer que estou contente porque foi tudo decente, houve muita compreensão, tolerância. Estar contente, exageradamente contente seja a tal felicidade. Estou ficando mais feliz esse ano", afirmou.

"Artista triste não performa 100%"

O diretor de planejamento artístico do SBT, Fernando Pelegio lamentou a saída da apresentadora e afirmou que não estava feliz com a decisão. "Tenho muito carinho por ela. Vai fazer muita falta ter a Marília Gabriela no casting do SBT, a atriz, jornalista, escritora, diretora. Sentirei falta da pessoa dela. Ela é muito bem humorada, a gente ri muito, então fico triste por isso. Saudoso das conversas por telefone e pessoalmente". 

A decisão da apresentadora foi apresentada ao Sistema Brasileiro de Televisão na última segunda-feira e surpreendeu a direção. "Ficamos chateados com a saída dela, mas entendemos completamente os motivos. O SBT não gosta de ter em seu elenco pessoas insatisfeitas. Artista triste não performa 100% e sempre precisamos do máximo de todos. A Gabi pediu uma reunião comigo na primeira semana de janeiro, mas como sairia de férias na semana seguinte deixamos essa reunião para ontem de manhã. Foi aí que ficamos sabendo da 'resolução de final de ano' dela", contou Pelegio.

Apesar de encerrar suas atividades na TV aberta, Marília Gabriela não descarta um retorno à casa futuramente, o que marcaria sua 4ª passagem pelo SBT. Ela também vai continuar com o programa "Marília Gabriela Entrevista" no canal por assinatura GNT, no qual está desde 1998. "Continuo lá porque tenho interesse ali, em uma minissérie que vai estrear no segundo semestre e terei um papel. Comecei a pensar o que mais preciso nessa altura da minha vida. Preciso me dedicar a outras áreas." A produção será baseada em seu livro "Eu Que Amo Tanto", que terá mais contos escritos pela jornalista, e com direção de Bruno Barreto.

A minissérie na TV fechada não é o único projeto de Gabi como atriz: ela já começou a ensaiar e estreia no dia 28 de fevereiro no Teatro Faap, em São Paulo, a peça "Vanya e Sonia e Masha e Spike", uma comédia do norte-americano Christopher Duran, que tem direção de Jorge Takla. Na trama ela vive Masha, personagem "emprestada" do romance "As Três Irmãs", de Anton Tchekhov. "Fiquei muito feliz com o convite para essa peça", declarou, negando ainda que tenha planos de fazer novelas. A jornalista deverá lançar dois livros pela Casa da Palavra.

Marília conta que não chegou a conversar pessoalmente com Silvio Santos sobre seu desligamento da emissora. "Imagina, quem sou eu? Conversei com o Leon [Abravanel, diretor de produções] e com o Fernando Pelegio. O vice-presidente me ligou e depois recebi uma mensagem muito carinhosa da Daniela [Beyruti, filha do 'patrão'], que está com o Silvio em Orlando (EUA). Então imagino que ele já saiba. Perguntei se ele estava bravo e disseram que não. Foi uma separação amigável, cuidadosa, delicada, com nostalgia. As portas estão abertas na minha direção e na direção deles [SBT]", contou a jornalista. 

"Fiz entrevistas históricas, com personagens da história contemporânea e com personagens atuais. Do hip-hop, do sertanejo. Acredito que não deve haver preconceito. Temos que estar abertos para tudo que move o tecido social. Se hoje, são essas as pessoas que importam no cenário, deve ter uma razão. Então, vamos ouvi-las", concluiu a apresentadora, ressaltando que manterá o faro jornalístico.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos