Na reta final da "Dança dos Famosos", UOL acompanha ensaios de sertanejo

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo/Montagem UOL

    Giovanna, Marcello, Giba, Juliana e Paloma seguem na disputa da "Dança dos Famosos"

    Giovanna, Marcello, Giba, Juliana e Paloma seguem na disputa da "Dança dos Famosos"

Botas de couro, chapéus, cintos com fivelas enormes e até um touro mecânico. Criada pela equipe da cenógrafa Larissa Marreco, a decoração da casa da "Dança dos Famosos", no Projac, não deixa dúvidas de que sertanejo é o ritmo da semana na competição do "Domingão do Faustão". Na última quarta-feira (29), em que o UOL acompanhou os bastidores do quadro, Juliana Paiva e Giovanna Ewbank inauguraram o segundo dia de treinamento da semana e praticaram em dois estúdios próximos, sem ver a coreografia uma da outra.

Enquanto a primeira se mostrava mais concentrada ao fazer movimentos complexos, sob orientação do coreógrafo Átila Amaral, a segunda parecia curtir mais a sensualidade do gênero musical. Mas a diferença tem explicação: a mulher de Bruno Gagliasso não conseguiu ir ao ensaio na terça e estava tendo seus primeiros contatos com a performance, com a ajuda do professor Rogério Mendonça. Juliana estava num estágio mais avançado (e difícil) do treinamento. "Vocês assistiram? Estava muito ruim?", perguntou Giovanna, envergonhada.

"Acho que quando tenho que rebolar demais, ainda sou meio desengonçada. Quando vejo os outros, parece mais certinho. Mas quando acaba a semana, vai ficando mais orgânico. Essa coisa do arrocha ainda é meio esquisito pra mim", confessa a loira, que fez os primeiros passos com botas de couro e terminou as duas horas de ralação com os pés descalços.

João Miguel Júnior/TV Globo É uma superação. No começo da semana, acho que tudo é impossível e no fim dá tudo certo. Estou levando isso pra vida. Se consigo aqui, nada lá fora é impossível. Estou mais confiante Giovanna Ewbank, sobre participação na "Dança dos Famosos"
Enquanto Juliana saiu do ensaio direto para o aeroporto, Giovanna tirou uns minutinhos para falar com a imprensa sobre a transformação que o quadro vem proporcionando. Ela jura que ganha um peso extra por conta da ansiedade, mas conta que também cresceu muito com o desafio. "É uma superação. No começo da semana, acho que tudo é impossível e no fim dá tudo certo. Estou levando isso pra vida. Se consigo aqui, nada lá fora é impossível. Estou mais confiante", conta ela, acrescentando que até seus amigos achavam que ela sairia na primeira semana. 

Ao meio-dia, quem entra para o ensaio é Giba. Embora seja fã do ritmo, o ex-jogador de vôlei reconhece que a coreografia tem lá suas dificuldades, especialmente porque a bailarina Camila Lobo caprichou desta vez. "Sou de Londrina (PR), do interior, estou acostumado com rodeio, gosto de sertanejo. Mas está sendo bem difícil, até porque nas primeiras semanas, a gente fez várias pegadas, e ela se empolgou. Agora é pegada atrás de pegada, está frenético, mas tem sido gostoso", brinca ele.  

Durante o treino, Giba se diverte pra valer, faz caras e bocas e sua a camisa. Mas também demonstra concentração ao ouvir as orientações sugeridas pelo coreógrafo do "Domingão" Sylvio Lemgruber. Aluno e professora treinam várias vezes uma forma diferente de fazer determinado movimento, mas não ficam satisfeitos com o resultado e voltam à ideia original. 

Feliz com a resposta nas ruas, o ex-atleta diz que também se surpreende com o próprio desempenho. "Não tinha ideia que sabia dançar, mas a professora é empenhada e estou me dedicando ao máximo. Estou aqui para me divertir e fazer amigos, por enquanto está dando certo", declara ele, que faz questão de cumprimentar cada colega que encontra pelos corredores. Apresentador de "Giba Bom de Garfo", programa de culinária veiculado na internet, o paranaense promete cozinhar para os demais participantes assim que terminar a competição, no dia 30 de novembro. "A gente combinou de fazer um jantar", adianta ele, que também faz parte do time de comentaristas esportivos da Globo.

Em seguida, é a vez de os últimos dançarinos do dia ocuparem os estúdios. De um lado, Paloma Bernardi se esmera em aperfeiçoar os passos mais complicados da coreografia. Seu professor, Patrick Carvalho, ensina a maneira correta de deixar o movimento mais bonito, enquanto a atriz explica como se sente mais confortável para realizar o passo.

Reprodução/Raphael Dias/ TV Globo Não tinha ideia que sabia dançar, mas a professora é empenhada e estou me dedicando ao máximo. Estou aqui para me divertir e fazer amigos, por enquanto está dando certo Giba, sobre participação na "Dança dos Famosos"

Quem assiste fica aflito ao vê-la sobre os ombros do coreógrafo fazendo tantas passadas de pernas. E dá medo mesmo, ela admite. "Nunca pensei que pudesse fazer essas acrobacias! Tem que confiar muito no parceiro, tem que se jogar. Dá um certo desespero, mas, na hora, de alguma forma mágica, dá tudo certo", conta ela, que sentiu mais dificuldade no mambo, até agora. 

Paloma conta que perdeu "uns três quilinhos" desde que começou a se dedicar à dança, em agosto. "Na balança não faz tanta diferença, mas as pessoas dizem que emagreci. A alma também fica mais leve", conta ela, que nega os boatos de desentendimentos e competição nos bastidores. "Estou realizando um sonho, sempre assisti à 'Dança' com vontade de participar. Está sendo incrível surpreender o público e os jurados, e só acrescenta à minha bagagem de atriz", afirma.

No estúdio ao lado, Marcello Melo Jr. exibe todo seu alto astral ao lado da bailarina Raquel Guarini. Apontado como o grande favorito da disputa, o ator fica sério apenas nos momentos necessários. Entre uma rebolada aqui e um giro ali, ele dá um salto mortal e se joga no chão no estilo peixinho, movimento que ficou marcado pela seleção brasileira de vôlei nas quadras. "Aí, Giba!", diverte-se ele. "Ele está sempre disposto, fazendo a maior festa. Quando a gente escuta alguém cantando já sabe que o Marcello chegou", entrega Raquel.

O gingado, adquirido com a prática da capoeira, vai sendo trabalhado cada vez mais, conforme a professora vai ousando na coreografia. "Sinto que ela está exigindo mais, vai criando umas coisas e diz que eu consigo fazer. Como a gente faz muita repetição, uma hora consigo executar. Na hora dos votos, o que conta é o mais perto do perfeito. E só temos nove horas para treinar na semana", conta ele.

O cansaço, ele só sente depois que chega em casa, toma um banho e relaxa. "Aí eu percebo uma costela que antes não estava doendo, que o braço não está esticando direito... Mas a gente se recupera segunda-feira", conta ele, que, de tão dedicado, chegou a estudar em casa a performance do foxtrote até 4h da manhã. Com isso, emagreceu contra a vontade. "Aqui não chega a ser estressante, mas é desgastante. Quando olho no espelho, sinto que perdi uns quilos, eu não queria. Mas tento me alimentar bem e dormir o máximo que eu posso pra ficar bem", diz ele, que faz sucesso com o público feminino nas apresentações. "A dança tem sensualidade, mas é sensual sem ser vulgar, é charmoso", afirma.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos