Datena esbraveja, critica políticos e se recusa a cobrir Eleições

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    Apresentador detona políticos brasileiros e se recusa a cobrir Eleições pela Band

    Apresentador detona políticos brasileiros e se recusa a cobrir Eleições pela Band

Às vésperas das Eleições, José Luiz Datena esbravejou e voltou a criticar os políticos brasileiros durante o "Brasil Urgente", na Band, desta quinta-feira (2). O apresentador se recusou ainda a aceitar o convite da emissora para a cobertura jornalística nas Eleições do próximo domingo.

"Não vou cobrir as Eleições e não vou votar em ninguém. Se você [telespectador] me ver cobrindo, pode me chamar de 'Catarina'. Não acredito na maioria desses caras", iniciou Datena, ressaltando a recusa sobre a cobertura jornalística. "E domingo é dia de Eleições. Pense 300 vezes em quem você vai votar", acrescentou, logo em seguida.

"Quem está [no Governo] não conserta rápido, e quem entrará não vai consertar [também]. Quem diz que vai resolver rápido, está mentindo para você. A política de segurança pública é uma 'draga'", discursou o apresentador.

No início de setembro, José Luiz Datena já havia demonstrado ceticismo e citou a "desmoralização política" no Brasil. "Vi a denúncia na revista Veja [sobre a Petrobras] e achei que a casa iria cair. Mas não aconteceu nada. Não aconteceu nada porque há político de tudo quanto é partido envolvido [na denúncia de corrupção]", disparou Datena.

"É uma desmoralização política. É como se eu tivesse entrado no mercado, olhado para a prateleira e não visse ninguém de interessante para colocar no meu carrinho. Você [telespectador] faça o que quiser, mas eu não vou votar em ninguém", protestou o apresentador, que foi acusado por internautas em redes sociais de induzir o povo a votar em branco ou nulo.

Datena prosseguiu com as críticas e fez uma sugestão irreverente. "Poderiam colocar um governo estrangeiro que preste aqui", detonou.

Ranking da credibilidade

No ano de 2010, em uma pesquisa feita pelo Datafolha, o âncora do "Brasil Urgente" apareceu como a 13ª personalidade de maior credibilidade junto à população brasileira. Ficou atrás de famosos como William Bonner, da Globo, e Silvio Santos, do SBT, mas à frente da presidente Dilma Rousseff --candidata à reeleição pelo PT. O instituto ouviu 11.258 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro daquele ano.

Neste vídeo do UOL, Datena comentou o resultado da pesquisa e se disse "honrado" com a menção.

Em 2011, sem identificar o partido, notícias de que Datena teria recebido convite para concorrer à Prefeitura de São Paulo, nas Eleições de 2012, se espalharam pela internet. Tais notícias, no entanto, nunca foram confirmadas oficialmente pelo apresentador.

Em maio de 2014, no entanto, Datena encerrou o assunto e declarou que jamais será candidato político "por não ter estômago".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos