Datena critica "desmoralização política" e diz que não irá votar em ninguém

Do UOL, em São Paulo

  • Reinaldo Canato/UOL

    Revoltado, Datena critica desmoralização política e diz que não irá votar em ninguém

    Revoltado, Datena critica desmoralização política e diz que não irá votar em ninguém

Durante o "Brasil Urgente" desta quarta-feira (10), José Luiz Datena criticou partidos e políticos brasileiros e disse que há uma "desmoralização". O apresentador afirmou ainda que, nessas eleições, não irá votar em ninguém.

"Vi a denúncia na revista Veja [sobre a Petrobras] e achei que a casa iria cair. Mas não aconteceu nada. Não aconteceu nada porque há político de tudo quanto é partido envolvido [na denúncia de corrupção]", iniciou Datena.

"Não vou votar em ninguém. É uma desmoralização política. É como se eu tivesse entrado no mercado, olhado para a prateleira e não visse ninguém de interessante para colocar no meu carrinho. Você [telespectador] faça o que quiser, mas eu não vou votar em ninguém", protestou o apresentador, que foi acusado por internautas em redes sociais de induzir o povo a votar em branco ou nulo.

Datena prosseguiu com as críticas e fez uma sugestão irreverente. "Poderiam colocar um governo estrangeiro que preste aqui", detonou.

Em maio, rechaçando qualquer ideia de investir na carreira política, o jornalista declarou. "É por isso que não quero e nunca serei político. Porque não tenho estômago. Eu teria vergonha por ver um problema e não conseguir resolver", disparou o âncora do "Brasil Urgente". "Isso é inaceitável, é uma falta de ética desgraçada. Jogar o povo nas condições dessas. Se eu fosse político, pegaria o meu boné, de qualquer partido que seja, e iria embora", esbravejou.

Em 2011, sem identificar o partido, notícias de que Datena teria recebido convite para concorrer à Prefeitura de São Paulo, nas Eleições de 2012, se espalharam pela internet. Tais notícias, no entanto, nunca foram confirmadas oficialmente pelo apresentador.

Ranking da credibilidade

No ano de 2010, em uma pesquisa feita pelo Datafolha, o âncora do "Brasil Urgente" apareceu como a 13ª personalidade de maior credibilidade junto à população brasileira. Ficou atrás de famosos como William Bonner, da Globo, e Silvio Santos, do SBT, mas à frente da presidente Dilma Rousseff --candidata à reeleição pelo PT. O instituto ouviu 11.258 pessoas entre os dias 14 e 18 de dezembro daquele ano.

Neste vídeo do UOL, Datena comentou o resultado da pesquisa e se disse "honrado" com a menção.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos