Fábio Porchat critica declarações de José Luiz Datena sobre ateísmo

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/SBT

    Fábio Porchat criticou declarações feitas por José Luiz Datena contra ateus

    Fábio Porchat criticou declarações feitas por José Luiz Datena contra ateus

Fábio Porchat criticou declarações de José Luiz Datena sobre ateísmo, feitas pelo apresentador do "Brasil Urgente", em 2010. O comediante e humorista não gostou dos comentários de Datena e disse que a opinião do apresentador acaba "incitando a violência".

"Ele deu uma declaração um dia --e eu sou contra a intolerância religiosa, vivemos em um país laico--. Então, você não pode acusar uma pessoa que não acredita em Deus de ser um demônio, de ser errado, de ser a causa de todos os males. E no programa dele, ele falou que o ateu, que a pessoa que não acredita em Deus, 'ah, esse bandido que mata gente não deve acreditar em Deus'", iniciou Porchat, durante o quadro "Para quem você tira o chapéu", do "Programa Raul Gil", do SBT.

"Então, ele deve prestar atenção nas palavras porque a maioria das guerras que acontecem é por causa das religiões. A questão não é ter Deus no coração, é fazer o bem. Quando você fala isso na televisão, acaba incitando a violência contra essas pessoas  e você não está tolerando que a pessoa tenha uma opinião divergente da sua. Eu acho isso um absurdo e ele falou isso no programa dele", detonou o comediante, que não tirou o chapéu para José Luiz Datena.

As declarações as quais Porchat se refere foram feitas por Datena em julho de 2010. Na ocasião, o jornalista relacionou a ocorrência de um crime hediondo ao suposto ateísmo do autor do homicídio. "Um sujeito que é ateu não tem limites, e é por isso que a gente vê esses crimes aí", afirmou Datena.

O Ministério Público Federal também não gostou dos comentários e entrou com uma ação contra o apresentador e a emissora, a Band. Em 2013, a Justiça Federal em São Paulo condenou a TV Bandeirantes a prestar esclarecimentos à população sobre a diversidade religiosa e a liberdade de consciência e de crença no Brasil. O juiz considerou preconceituosas as declarações do apresentador José Luiz Datena e do repórter Márcio Campos no programa "Brasil Urgente".

Ainda durante o "Programa Raul Gil", o comediante também criticou os "fofoqueiros de plantão". "E tem a profissão do fofoqueiro. Tem fofoqueiro na internet, no jornal, na televisão. O problema é quando começam a inventar a notícia. Começam a ter uma fofocas inventadas. O perigo é você lançar a história sem saber se é verdade ou mentira", disparou.

Em contrapartida, Porchat "tirou o chapéu" para Galvão Bueno ("um excelente narrador"), Jô Soares ("uma pessoa que abriu as portas para mim") e para a TV Globo, emissora na qual pretende voltar futuramente. Segundo ele, "a comédia vive um bom momento e a nova geração é talentosa e autoral".

Ator, humorista, comediante e redator, Fábio Porchat iniciou a sua carreira na TV em 2006 como roteirista do "Zorra Total". Teve passagem pela Globo e, atualmente, é apresentador do "Tudo pela Audiência", do Multishow, ao lado de Tatá Werneck. Porchat também faz parte da "Porta dos Fundos", uma produtora que exibe vídeos de comédia na internet e com grande repercussão em seu canal no YouTube.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos