"Espero ter amadurecido mais que ele", diz Lúcio Mauro Filho sobre Tuco

Giselle de Almeida

Do UOL, no Rio

  • Paulo Belote/TV Globo/Divulgação

    Tuco (Lúcio Mauro Filho) em "A Grande Família"

    Tuco (Lúcio Mauro Filho) em "A Grande Família"

Quando o último episódio de "A Grande Família" for ao ar, nesta quinta-feira (11), Tuco terá passado por uma grande transformação. De menino mimado a um adulto quase responsável, o caçula dos Silva percorreu vários caminhos, tentando achar sua verdadeira vocação e, por que não, um modo de ganhar a vida, seja como entregador de pizza ou ex-BBB? Mas o crescimento também serviu para seu intérprete, Lúcio Mauro Filho. "Espero ter amadurecido mais do que ele! Afinal de contas, tenho dois filhos pra criar", afirma o ator, que foi pai de Antônio Bento, de 10 anos, e Luiza, de 9, quando já dava expediente no humorístico que ficou 13 anos no ar.

Meio perdido na vida, Tuco já ajudou Lineu (Marco Nanini) na pet shop, passou em concurso para fiscal da Vigilância Sanitária, foi vendedor de cachorro-quente, DJ e até arrumou um bico como stripper. Sempre de olho na carreira artística, investiu também em sua porção cineasta ao tentar faturar com vídeos engraçados para a internet, em que o astro era ele próprio. "Acho que ele, assim como eu, tem várias aptidões. A diferença é que sempre soube usá-las a meu favor, diferentemente dele, que deixava a preguiça falar mais alto", afirma. No entanto, o sucesso diante das câmeras só chegou à vida de Tuco quando ele interpretou o gay Serginho num programa de TV. "A profissão de ator foi a que Tuco mais levou a sério, a ponto de se transformar até em mulher!", lembra Lúcio.

Eternamente paparicado por Dona Nenê (Marieta Severo), o caçulinha da família sai de casa para assumir seu filho com Manu (Roberta Rodrigues). Estaria ele deixando, enfim, de ser mimado? "Acho que não. Ele apenas transferiu para seu novo amor a responsabilidade que antes depositava na mãe", conta o humorista, que ficou feliz com o desfecho. "Achei bem legal. Tuco encontrou uma mulher forte, guerreira, assim como Nenê. E, ainda por cima, uma atriz, o que o reaproxima do sonho pelo qual mais correu atrás: o de ser artista", analisa.

O ator, no entanto, ressalta que o personagem se despede ainda em busca da maturidade. "Na minha opinião, isso é o mais interessante, pois essa é a característica dele. Não imaginávamos que 'A Grande Família' fosse durar tanto tempo, mas se o Tuco terminasse o seriado como um adulto responsável, estaríamos modificando a estrutura criada pelo Vianinha (Oduvaldo Vianna Filho, autor da versão original da série)", defente Lúcio.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos