Marcio Garcia relembra participação em "A Grande Família": "Saudades"

Fabíola Ortiz

Do UOL, no Rio

  • Divulgação/TV Globo

    Pedro Cardoso, Guta Stresser e Marcio Garcia em cena de "A Grande Família" em 2012

    Pedro Cardoso, Guta Stresser e Marcio Garcia em cena de "A Grande Família" em 2012

"Vai deixar muitas saudades", disse ao UOL o ator e diretor Marcio Garcia ao comentar sobre o fim de "A Grande Família", cujo último episódio será exibido na quinta-feira (11). "Eu assistia sempre e ainda tive a honra de fazer uma participação", disse o ator, que também esteve na festa de despedida no Projac para parabenizar o elenco.

Garcia fez uma participação especial no episódio "Gentileza", que foi ao ar dia 4 de outubro de 2012. Ele viveu o Tenente Rômulo, um comandante da unidade de polícia do bairro.

Na sua opinião, o seriado inovou o formato da televisão brasileira. "Quando começou era só uma temporada e ficou anos no ar. Foi uma fórmula que deu certo tanto pela qualidade do texto, como pela sinergia do elenco com a direção de núcleo de Guel Arraes".

Para ele, o seriado representou um "divisor de águas" e "A Grande Família" foi a prova de que era possível fazer um formato diferente das telenovelas. "A gente não estava acostumado aqui. Depois deles, vieram vários outros [programas similares]. Foi incrível, isso é uma unanimidade", argumentou.

O personagem que mais o marcou foi Agostinho Carrara, vivido por Pedro Cardoso. Tanto pelo jeito de se vestir quanto de falar, lembrou-se.

"'A Grande Família' é exclusiva. Eu adorava a coisa que o Pedro Cardoso fazia, que é não entender o que ele falava, essa capacidade dele de ficar engraçado. Sempre me marcou o figurino, uma estampa com outra", riu.

De sua passagem pelo seriado, Garcia guarda boas lembranças. "A gente teve a oportunidade de brincar e improvisar muito. Tudo era no feeling, no sentimento, na hora. Por mais que a gente ensaiasse, na ação sempre pintava uma piada nova. O Pedro e o Evandro [Mesquita, que vive o mecânico Paulão] fazem muito isso, a gente ensaiava e, gravando, um tentava pegar o outro de surpresa. Eu entrei na onda", contou. 

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos