Beijo lésbico de "Doctor Who" é cortado pela BBC na Ásia

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução/Facebook/Doctor Who

    Peter Capaldi como Doctor Who na nova temporada da série

    Peter Capaldi como Doctor Who na nova temporada da série

A BBC censurou um beijo lésbico de "Doctor Who" ao exibir o primeiro episódio da nova temporada da série na Ásia. De acordo com a revista britânica "Radio Times", o beijo não foi exibido em Hong Kong, Taiwan, Tailândia, Indonésia, Malásia, Cingapura e Coreia do Sul.

A cena foi cortada de acordo com o código de distribuição de conteúdo de Cingapura, que serve de base para a distribuição da BBC na Ásia. O código diz: "Informação, temas ou tramas sobre homossexualidade, lesbianismo, bissexualidade, transexualidade, travestismo, pedofilia e incesto devem ser tratados com máxima cautela. O tratamente deles não deve, de forma alguma, promover, justificar ou glamurizar tais estilos de vida. Diálogos explícitos ou informações sobre os tópicos acima não serão exibidos".

Um porta-voz da BBC confirmou o corte. "Para se adequar aos códigos de exibição na Ásia, a BBC Worldwide fez uma breve edição no primeiro episódio da oitava temporada de 'Doctor Who', mas o fez sem prejudicar a trama", afirmou. De acordo com uma fonte da emissora consultada pela "Radio Times", a quebra do código poderia acarretar uma multa.

A cena cortada mostra Madame Vastra, uma silurian, dando um beijo na sua mulher, Jenny, em uma tentativa de salvar a vida da amada.

No Brasil, a série "Doctor Who" é exibida no canal pago BBC HD. A estreia da nova temporada aconteceu no dia 23 de agosto.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos