Novo Doctor Who, Peter Capaldi diz que papel faz parte do seu DNA

Renato Damião

Do UOL, no Rio

  • Dominic Lipinski/AP

    O ator Peter Capaldi

    O ator Peter Capaldi

A série mais longeva da televisão, "Doctor Who", estreia nova temporada neste sábado (23), às 22h, no canal pago BBC HD. E o retorno à TV promete novidades. A principal delas é a entrada de Peter Capaldi, escolhido para substituir Matt Smith como o doutor extraterrestre que voa através do tempo e espaço em sua nave (a TARDIS), que tem aparência de cabine de polícia.

Fã do programa desde os cinco anos, Capaldi contou em entrevista exclusiva ao UOL que nunca achou que um dia faria parte de "Doctor Who", muito menos que viveria um dos heróis mais queridos da televisão.

"Sempre amei o programa, fiquei surpreso e muito emocionado com o convite", contou o ator. Capaldi revelou ainda que foi a série quem determinou sua escolha em fazer parte da televisão. Quando tinha 14 anos, ele escreveu uma carta para o seriado e ganhou de presente um roteiro.

"Eu nunca tinha visto um roteiro antes, então ver um roteiro do 'Dr. Who' com os diálogos, posições de câmera, achei aquilo um documento extraordinário e tive vontade de fazer parte daquilo", explicou.

Para Capaldi, "Doctor Who" faz parte do seu "DNA como artista". "Hoje acho que todos os personagens que fiz no fundo já eram uma preparação para o Doctor Who", opinou.

Doutor impaciente
Peter Capaldi é o 12º ator a viver o Doctor Who desde que a série estreou em 1963. Segundo o ator, o personagem está mais "impaciente", mas sua paixão pelo universo permanece.

"Ele acredita que o universo é um lugar fabuloso e quer compartilhar isso", opinou Capaldi. Indagado se gostaria que o personagem vivesse uma aventura no Brasil, ele se mostrou animado: "Acho que seria algo com florestas, tribos antigas, a cultura do Brasil é tão vasta".

Quanto ao sucesso da série - que entrou para o Guinness ao bater recorde de audiência no episódio em comemoração aos 50 anos -, Capaldi disse que se trata de uma história comum: "Acho que 'Doctor Who' promove uma espécie de escape. Se sua vida é dura, difícil, a ideia de voar no tempo e espaço te conforta".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos